Uma transmissão da Prefeitura de Blumenau nesta quinta-feira, 17 horas, repassou informações sobre a situação da cidade com as chuvas que caem desde segunda-feira. Comandada pela prefeita em exercício Maria Regina Soar, teve a participação do secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, e da meteorologista chefe do AlertaBlu, Tatiane Martins, que disse que a chuva deve permanecer constante até terça-feira pelo menos.
Dois abrigos foram ativados preventivamente, na Igreja Luterana, na descida do Morro da Companhia, e na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia. A preocupação maior é com o solo encharcado e os riscos de deslizamentos.
Na medição das 17 horas, o nível do Rio Itajaí-Açu era de 6 metros e 64 centímetros. Há previsão que chegue a 7,5 metros às 22 horas, com possibilidade de estabilização.
Apesar disso, o secretário Menestrina alertou para quem mora em ruas com cota de 8 metros, para adotar medidas previstas nos planos de contingência, por conta de eventuais pancadas de chuva que possam mudar o quatro previsto.
Até o final da tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil já havia registrado 145 ocorrências por conta das chuvas. Destas, 90 foram deslizamentos, 18 quedas de árvores, 31 análises de risco e seis alagamentos.
Be the first to comment