Desde a noite desta segunda-feira, 16, circula na cidade a informação de que uma jovem de 21 anos teve resultado positivo para o Covid-19. Como o exame não foi confirmado por um laboratório oficial, a paciente não pode ser declarada como portador da doença.
Confira a nota oficial da Prefeitura de Blumenau:
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, reforça que em casos de Pandemia, a determinação do Estado é de que apenas exames oficiais realizados pelos laboratórios oficiais (como o Lacen) são considerados para detecção de casos positivos de Coronavírus (Covid-19).
Testes realizados em laboratórios privados, como o utilizado por uma jovem de 21 anos que teria vindo da Espanha, podem atestar falso positivo e, desta forma, precisam ser confirmados por um Laboratório Oficial. Neste caso específico, Blumenau tem um exame positivo, porém sem contraprova do Lacen. Ou seja, até o momento o mesmo segue sendo considerado caso suspeito. A contabilização como positivo, acontece apenas após confirmação de laboratório oficial.
O Município de Blumenau destaca ainda que segue trabalhando com toda a transparência no combate e prevenção ao Coronavírus, com atualizações contínuas das informações.
Be the first to comment