Com base nos números apresentados nas últimas semanas, que demonstram a evolução positiva da doença na cidade, a partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro, o comércio em geral passa a atender sem restrição de horário, seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC). Possível alterações nos horários dos shopping centers serão divulgados na segunda-feira, dia 31. Lembrando que estes estabelecimentos só podem atender, no máximo, 10 horas por dia, de acordo com decreto estadual.
Já os bares e restaurantes terão entrada permitida até meia-noite, respeitando a capacidade reduzida determinada pelo Governo do Estado.
Sobre o transporte coletivo, que opera em três janelas de horários, a Prefeitura afirma que está monitorando para ampliar a oferta de ônibus, sempre fazendo questão de destacar a preocupação com o impacto econômico sofrido pela Blumob.
Estas foram algumas informações apresentadas na live da Prefeitura de Blumenau nesta sexta-feira, depois de uma detalhada apresentação sobre os dados positivos, fruto das ações restritivas daquelas semanas críticas na segunda quinzena de julho.
No início das primeiras medidas restritivas, divulgadas em 20 de julho, a cidade apresentava a média diária de 277 novos casos. Um mês após, no dia 27 de agosto, a média caiu para 59 novos casos, 78% a menos.
O número de casos positivos comparado aos testes realizados também apresenta queda de 46% quando comparado com o pico da doença, que ocorreu na segunda quinzena do mês de julho. Ainda comparado ao período de pico, as demandas nas consultas e coletas de exames na Vila Germânica e nos Ambulatórios Gerais também tiveram redução de 82%.
Em 20 de julho o município registrava 3.837 recuperados pelo Coronavírus, 17% a mais que os casos ativos, que eram de 3.155. Já em 25 de agosto, foram registrados 603 casos ativos e 10.803 recuperados, o que representa 94% a mais que casos ativos. A diferença entre recuperados para ativos neste período subiu em 1.591%, com uma proporção de 18 recuperados para cada caso ativo em Blumenau.
Fonte: da redação, com informações da Secom PMB
Seja o primeiro a comentar