
A Secretaria de Gestão Governamental (Segg), por meio da Diretoria de Escritório de Projetos, promoveu na manhã de terça-feira, dia 1º de abril, no Salão Nobre da Prefeitura, a primeira de uma série de oficinas de capacitação que vão atingir todas as secretarias municipais. A iniciativa quer colocar em prática um projeto piloto no município, que tem como meta específica o planejamento de projetos estratégicos de governo em prol da população.
O objetivo principal é planejar com foco no “como” concretizar a visão de futuro para Blumenau, por meio de ações estratégicas das diversas áreas de governo. Por isso, além das oficinas, a iniciativa vai envolver outras etapas importantes, como a estruturação destes projetos estratégicos, o monitoramento e execução e por fim a entrega e finalização.
Na prática, trata-se de um trabalho que será realizado em conjunto com diretores e secretários municipais, que serão os autores responsáveis pelos projetos estratégicos do governo. Por isso, a elaboração terá como base a visão estratégica do Executivo, compreendendo os eixos: Segurança Pública e Defesa Civil; Desenvolvimento Social; Gestão Governamental, Transparência, Combate à Corrupção e Cidade Inteligente, Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Bem-Estar Animal, e por último o eixo Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano.
Metodologia
De acordo com a Segg, todo este trabalho para o desenvolvimento de projetos estratégicos na Prefeitura está sendo elaborado com metodologias internacionais de gestão de projetos, entre elas o PMBOK e GEOR, que orientam no planejamento, execução, monitoramento e encerramento de um projeto.
O secretário de Gestão Governamental, Marcelo Althoff, destaca a importância deste momento de partilha de conhecimento entre os colaboradores da secretaria.“O objetivo é promover uma nova cultura no desenvolvimento e gestão de projetos eficientes à cidade. E estas oficinas servem especificamente para mostrar como fazer esse planejamento, tendo como base os compromissos assumidos pelo Executivo e mostrar como transformar esses compromissos em realidade em prol da população”.
Fonte: PMB
O primeiro planejamento deveria ser punir os concursados de paralizarem os atendimentos a população para fazer assembleia junto com o sindicato .
Porque não fazem assembleia no sábado ?
Creches, escolas, postos de saúde fechados ,prejudicando milhares de pessoas .
Não , não somos contra o servidor reivindicar seus direitos , mas poderiam ter bom senso .
Refaz teu comentário. A punição deveria ser para o poder público que não cumpre com as obrigações perante os servidores e a população.
Além disso, muitos concursados estão trabalhando normalmente atendendo a população.
Queria saber é se nesse planejamento está incluído a estruturação dos grupos de Agentes Comunitários de Saúde, que se encontam em deficit de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Todos os postinhos de Blumenau se encontram com defict nas equipes!
Oh cara pálida, quem disse que eram somente os concursados.
Todos tem direito por lei de participar das assembléias, indiferente se é concursado ou não. Quem poderia ter bom senso é o prefeito que não cumpre com suas promessas. Todos…
Concordo plenamente com o senhor Rubens Serpa.