A Prefeitura de Blumenau vai incrementar a campanha para que as pessoas não deem esmola. Começou a instalação de placas em 20 importantes cruzamentos da cidade com o slogan “A sua esmola é a minha ‘in’dependência – Não compre no semáforo e não dê esmola!”.
O objetivo, segundo o Poder Público, “é conscientizar que este ato, que pode parecer caridoso, não melhora a condição de vida das pessoas em situação de rua”. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), cerca de 90% das pessoas em situação de rua têm vício em álcool ou alguma droga ilícita.
“Era uma demanda de anos e um pedido meu para a equipe há muito tempo. Enfim, tiramos do papel e colocamos em execução. É o reforço da conscientização que buscamos todos os dias enfatizar com a comunidade de Blumenau. Em nossa cidade há estrutura de qualidade para atender todos os que precisam. Não há a necessidade de ninguém estar morando nas ruas”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
A equipe de Abordagem Social da Semudes faz a busca das pessoas em situação de rua oferecendo os outros serviços da Secretaria, como abrigo e atendimentos do Centro POP. No abrigo Municipal de Blumenau (Amblu), com funcionamento 24 horas, os usuários ficam em acolhimento, assim como na Associação Família Feliz e no Instituto Edificando Vidas, que possuem parceria com o município.
“Precisamos, juntos, contribuir para a inclusão destas pessoas que estão em situação de rua. Sua atitude vai contribuir para que possamos fazer o nosso trabalho e dar oportunidade de um recomeço”, comenta a secretária da Semudes, Patrícia Morastoni Sasse.
O Centro POP é um serviço em que o público que não adere ao acolhimento de abrigos é atendido com alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial.
Fonte: da redação, com informações da PMB
Seja o primeiro a comentar