Prefeitura de Blumenau lança uma série de ações voltadas para pessoas com deficiência

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), lançou nesta terça-feira, dia 26, uma série de ações voltadas para atender pessoas com deficiência em Blumenau. O objetivo principal é tornar a cidade cada vez mais acessível e inclusiva, com ações que envolvem poder público, universidades, escolas e a iniciativa privada.

A principal novidade lançada é a criação de um site/aplicativo chamado Acessi-Map. Dentro desse espaço, estarão reunidos serviços destinados a PcDs, sejam governamentais ou não governamentais, além de cadastrar empresas, restaurantes, lojas e estabelecimentos comerciais que ofereçam acessibilidade aos diferentes tipos de deficiência. Dentro do site/App, também será possível criar um banco de vagas de trabalhos destinados a esse público. O Acessi-Map ainda segue em desenvolvimento e em abril vai iniciar o cadastramento das instituições e empresas. O objetivo é lançar esse serviço no segundo semestre.

“Incluir é fazer com que pessoas entendam que são parte da cidade e da nossa sociedade. E incluir a pessoa com deficiência é isso! É seguir transformando a vida de famílias e pessoas com deficiência através de ações criadas pelo Poder Público. Um passo de cada vez, vencendo os desafios, com a certeza de que estamos construindo a Blumenau mais inclusiva, que é o desejo de todos nós”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

A cerimônia também marcou o lançamento do Selo Empreendedor Inclusivo, em parceria com o Sebrae. A ideia é criar uma comissão avaliadora intersetorial para avaliar os quesitos de acessibilidades dos estabelecimentos, dando ao espaço o selo ouro, prata ou bronze de acessibilidade.

“Estamos caminhando para tornar Blumenau uma cidade melhor para todos. A pessoa com deficiência será cada vez mais incluída no dia a dia, com ações de valorização e inclusão. Hoje somos referência no atendimento a esse público e eu acredito que vamos avançar ainda mais”, afirma a secretária da Seidep, Giselle Margot Chirolli.

A Seidep também falou de parcerias com outras secretarias do município e entidades da cidade, chamado de Balcão de Serviços. Entre os exemplos citados estão o MEI Para Todos e o Programa de Musicalização (chamado de Acorde) com parceria da Secretaria de Educação, que está ampliando o atendimento também para alunos com deficiência. Neste ano, já foram mais de 250 pessoas com deficiência inscritos no programa de musicalização.

Além disso, foi reforçada a parceria com Unisociesc e Furb no atendimento de suporte psicológico por meio de estágio supervisionado no curso de Psicologia.

Também foi destacado o trabalho dos Apoiadores da Inclusão, pessoas físicas que oferecem serviços gratuitos como oficinas de fotografia e serviço de corte de cabelo, em datas definidas e divulgadas pela secretaria. Esses apoiadores também realizam rodas de conversa junto à comunidade para sensibilizar a população dentro do tema.

Fechando com o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, um estudo que foi elaborado no último ano que promete elaborar prazos, metas e estratégias para garantir os direitos da pessoa com deficiência. Esse documento, que deve ser lançado no fim deste ano, será avaliado pela Câmara de Vereadores e, se aprovado, passa pela sanção do prefeito para virar política pública permanente.

Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência

Durante o evento, também foi reforçada a importância do Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). A ação ocorrerá nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, das 9h às 19h, no setor 3 do Parque Vila Germânica. O cadastro é destinado a todas as pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial e TEA, segundo as Leis 13.146 e 12.764).

O objetivo desse cadastro, que será por adesão, é ter dados mais precisos, completos e reais sobre a população blumenauense de pessoas com deficiência. Além do cadastro, durante o evento também será realizada a avaliação física dos participantes do paradesporto. No local também haverá participação de outras secretarias municipais, além de empresas e parceiros, para divulgar ações de inclusão e tirar dúvidas. Após esse evento, será destinado um link para o credenciamento on-line das pessoas que não puderam comparecer nesses dois dias.

Nesse evento também será dado início ao cadastro das pessoas com deficiência oculta, que poderão usar o cordão de girassol. Após a ação, as famílias cadastradas receberão o aviso de quando o cordão estiver disponível e a retirada será na Seidep, na Rua 4 de Fevereiro, 280, bairro Itoupava Norte.

Fonte: PMB

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*