Entre os dias 3 a 17 de junho, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SUMADS juntamente com o Instituto Federal Catarinense – IFSC, realizam a Semana do Meio Ambiente no Município. A temática “Uma Só Terra – Gaspar Apoia”, deriva da comemoração dos 50 anos da Conferência de Estocolmo, a qual foi sediada na Suécia em 1972, a primeira a alertar sobre a urgência da preservação ambiental. A campanha #UmaSóTerra para o dia Mundial do Meio Ambiente defende mudanças ambientais transformadoras através de ações diversas, que abrangem medidas para mitigar as mudanças climáticas, estimular a reciclagem de resíduos, despoluição das águas, entre outras vertentes associadas.
A abertura da Semana do Meio Ambiente “Uma Só Terra – Gaspar Apoia” ocorrerá no dia 06 de junho, às 18h30min no auditório do IFSC em Gaspar, na Rua Adriano Kormann, nº 510, no Bairro Bela Vista. A celebração contará com palestra gratuita e aberta ao público ministrada pelo convidado José Constantino Sommer, seguida por um coffee break. A Semana promoverá ainda diversas oficinas e palestras relacionadas ao tema central “Uma Só Terra”, como a oficina “Biólogo por um dia”, ministrada pelo Coordenador de Meio Ambiente Pedro Beduschi, Biólogo e Mestre em Aquicultura. Haverá também doações de mudas nativas em diversas lojas parceiras, além do plantio de mudas nativas pertencentes ao Bioma Mata Atlântica nos CDIs Dorvalina Fachini, Deputado Francisco Mastella, Vovó Leonida, e Maria Salete Oliveira Pereira.
Outra ação expressiva será a instalação de ecobarreira no ribeirão Gaspar Grande, abaixo da Ponte Pênsil. A ecobarreira é uma contenção feita com galões, cordas e redes amarradas de ponta a ponta e ancoradas de forma a atravessar as margens do rio. A ecobarreira consegue reter os resíduos sólidos flutuantes carreados pelo rio, que, então serão coletados pela equipe técnica da SUMADS e expostos na Praça Getúlio Vargas no dia 10 de junho, para fins de educação ambiental.
Para encerrar a Semana com chave de ouro, ocorrerá no dia 11 de junho a assinatura do Decreto que cria a primeira Unidade de Conservação na categoria Parque Natural no Município de Gaspar, o qual foi nomeado de Parque Natural Municipal dos Bugios, por meio de votação realizada nas escolas do município. O Parque contemplará área de 31 mil metros quadrados no bairro Bela Vista, em Gaspar, e terá como objetivo principal a preservação dos ecossistemas naturais de relevante importância. O espaço foi projetado pensando em fomentar atividades de educação ambiental através da interpretação e contemplação, e para isso está prevista a instalação de novas trilhas e adequação das existentes no local, além da implantação de diversos atrativos como tirolesa, arvorismo, área para pique-nique, viveiros florestais, parque infantil e centro de visitantes.
Assim sendo, tem se que a Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável está ciente de seu compromisso com a sociedade Gasparense, e não tem medido esforços para a melhoria da qualidade ambiental, adotando varias ações nesse sentido, tais como a criação do Parque Natural Municipal dos Bugios, que tem a finalidade de conscientização da importância da preservação ambiental e do uso racional dos recursos naturais, bem como tem buscado reestruturar o órgão ambiental municipal com a finalidade de prestar um serviço de excelência a todos que a ele recorram. Tais ações estão sendo implementadas e executadas pela Superintendência do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o que reflete o compromisso do órgão ambiental com um meio ambiente ecologicamente equilibrado, no qual se busca a máxima proteção ambiental para a garantia das presentes e futuras gerações.
A Semana do Meio Ambiente conta com diversos parceiros e apoiadores, como AMPE, ACIG, CDL, SAMAE e Associação Pedal Bela Vista. Para mais detalhes a respeito das ações promovidas, acesse o cronograma em: ifsc.edu.br e gaspar.sc.gov.br.
Be the first to comment