Prefeitura de José Boiteux pede ajuda para comunidade indígena e fotos revelam o tamanho do problema; Governo segue dizendo que cumpriu o acordo

Foto: Divulgação Prefeitura José Boiteux

A Prefeitura de José Boiteux se juntou a tantos movimentos sociais e também está realizando uma campanha solidária para a comunidade indígena da Reserva de Duque de Caxias atingida pelo fechamento das comportas da barragem Norte. E trouxe fotos que revelam a dimensão do problema.

 

A Prefeitura diz que está com quatro abrigos abertos para atender as comunidades atingidas e mais de 120 pessoas moram nas áreas alagadas.

Em resposta a decisão da Justiça Federal desta quinta-feira, o Governo diz que atendeu todas as reivindicações e mostra fotos.

“Quanto aos barcos requeridos pela Comunidade Indígena, comunico que às três embarcações estão disponíveis aos indígenas, porém o Cacique Presidente não aceitou receber, pois informa agora que não queria barcos, mas sim que fosse alguém com embarcação fazer a retirada das pessoas, podendo inclusive ser apenas uma embarcação. De todo modo, os três barcos continuam no ginásio a disposição deles…” diz o Governo na resposta.

E segue: “quanto a ambulância, equipe médica e medicamentos comunico que a ambulância fornecida pelo Governo do Estado está no posto de saúde indígena, para ser operada pela SESAI – Saúde Indígena, os quais tem competência legal para o atendimento da comunidade, além disso está sendo fornecido remédios para atendimento da população,
conforme recibo anexo.”

Confira o documento do Governo aqui 343_INF2 (1)

O Informe Blumenau tem trazido várias reportagens sobre o tema, buscando dar visibilidade e mostrando as diferenças de narrativas.