A Prefeitura de Indaial realizou reuniões com a empresa Auto Viação Rainha Ltda, que é a responsável pelo transporte na cidade, solicitando à empresa um plano de retomada das atividades, suscitando possíveis custos para o retorno, cuidados a serem desempenhados, volume de veículos transitando, linhas, horários e demais detalhes.
A empresa informou a Prefeitura que realizaria o trabalho operando o sistema com todas as atuais linhas, porém com 70% dos horários; limpeza interna dos veículos pelo menos duas vezes ao dia, utilização do álcool em gel pelos motoristas e a utilização de máscaras pelos usuários e colaboradores.
Além das medidas sanitárias, a Empresa solicitou à Prefeitura o aporte financeiro de R$ 150 mil reais mensais, pelo período de 6 meses, arcando com os custos fixos da operação. A Prefeitura realizou uma importante análise diante das medidas de redução de custeios para o enfrentamento da COVID-19 e a atual situação econômica que se desenhou, e não vê neste momento a possibilidade de assumir um repasse no valor de R$ 900 mil até o fim de 2020, sem prejudicar as demais obrigações já contraídas, principalmente voltadas ao atendimento da saúde à comunidade.
O Comitê Gestor decidiu não acatar os termos apresentados pela empresa, com vista ao elevado custo da operação e a necessidade de cumprimento das metas fiscais relacionadas ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Prefeitura de Indaial está com uma licitação para transporte coletivo municipal em andamento e irá aguardar o resultado para voltar a normalidade.
Transporte Intermunicipal
No caso do transporte intermunicipal, Indaial seguirá as deliberações do Governo do Estado e das cidades vizinhas e irá retornar no dia 22 de junho, segunda-feira, dentro das normas da Vigilância Sanitária.
Fonte: Comunicação PMI
Seja o primeiro a comentar