A região central da cidade contará com uma modificação no tráfego de veículos a partir do dia 2 de setembro, o fechamento do acesso à Rua Profº José Ferreira da Silva. A ação é fruto de uma avaliação da Diretoria de Mobilidade Urbana em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) e tem o intuito de proporcionar fluidez no trânsito da Avenida Beira Rio, eliminando o cruzamento gerado por veículos oriundos da Ponte Adolfo Konder que acessam a Rua Profº José Ferreira da Silva.
A partir do fechamento, para seguir para a Rua 7 de Setembro ou mesmo a Rua 15 de Novembro, a opção é prosseguir pela quarta faixa da Avenida Beira-Rio, contornando a Prefeitura até a Rua São Paulo. No semáforo, o condutor poderá fazer o trajeto na Rua Amadeu da Luz até a Rua 7 de Setembro, ou ainda, dobrar à esquerda na Rua Getúlio Vargas até a rua Namy Deeke, para chegar à Rua 15 de Novembro ou 7 de Setembro. Há ainda a opção do veículo, após contornar a Prefeitura e sair na Rua São Paulo, seguir pela Rua Paulo Zimmermann sentido Rua 7 de Setembro.
Outra ação na Avenida Beira-Rio é a antecipação em 100 metros, do trecho compartilhado com o corredor de ônibus, para que os condutores que queiram acessar a Ponte Adolfo Konder, possam assim fazer o uso da pista da direita já partir da Rua Rodolfo Freygang.
“São duas ações pontuais que podem impactar diretamente na fluidez da Avenida Beira-Rio, primeiro porque antecipando o acesso ao corredor de ônibus aos veículos que vão seguir para a nova ponte, em direção ao Bairro Ponta Aguda, diminuirá o congestionamento no semáforo, sem causar qualquer impacto negativo para o tráfego do transporte coletivo. E no caso do bloqueio da Rua Prof. José Ferreira da Silva, nós iremos avaliar, eliminando uma conversão que causa congestionamento na Avenida Beira Rio, na Rua 15 de Novembro e na Rua Namy Deeke, de forma a buscar opções para a fluidez do trânsito central”, salienta o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron.
O secretário da Seterb , Alexandro Fernandes, reforça que para realização da ação foram desenvolvidos estudos de simulação de tráfego. “Não é viável a execução de uma modificação no tráfego da cidade sem a certeza de seus benefícios. A simulação nos fornece dados quantitativos e qualitativos. Com isso, verificamos as possíveis soluções”, afirma.
Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito acompanharão a modificação na Rua Profº José Ferreira da Silva para orientar os motoristas durante o período avaliativo.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar