Prefeitura lança sistema biométrico para distribuição de merendas

A coisa mais importante a se dizer no primeiro momento é: as crianças não vão ficar sem merenda, elas podem repertir! Até eu pensei nisso quando soube do assunto. Mas isso ficou bem claro na coletiva de lançamento do sistema de biometria da merenda escolar de Blumenau, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 17.

Na prática será assim: as crianças colocarão o dedo em um equipamento que reconhece as impressões digitais. Então elas vão receber um ticket, que vão trocar pela merenda. Se quiser comer de novo, é só repetir o procedimento.

O sistema ainda funciona de forma experimental em 20 unidades e atende 14.600 crianças. O contrato com a fornecedora tem validade de um ano, prorrogável por mais cinco. Ao longo deste período, a Prefeitura deverá adquirir outros 44 aparelhos, totalizando 71, com um investimento final de mais de R$ 250 mil.

De acordo com a Secretaria de Educação, nem todas as crianças matriculadas se alimentam com a merenda, e o sistema vai trazer economia, já que o município pagará apenas o que for consumido. O sistema também traz todo o cardápio online, e será possível perceber quais pratos tem mais saída e quais precisam ser trocados.

Segundo a secretária de educação Patrícia Lueders, ainda é cedo para precisar números, mas a economia deve ficar em torno de 10 a 15%. O custo para implantação do sistema nas primeiras 20 escolas oi de R$ 98 mil. De acordo com a secretaria, “nós temos um contrato que pode ser prorrogado por até 5 anos, caso vejamos que é positivo nós vamos ampliar”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*