A Câmara de Blumenau aprovou na sessão desta terça-feira, 19, um projeto de resolução autorizando o presidente da Casa, Almir Vieira (PP), a ir para Alemanha para representar Blumenau na cerimônia de abertura da Oktoberfest da cidade de Erfurt, no dia 22 de setembro. Ainda em Erfurt, será assinado um termo de cooperação técnica internacional. Outra agenda será em Hasselfelde, uma visita ao museu Dr. Blumenau.
O presidente Almir viaja acompanhado do secretário de Cultura de Blumenau, Sylvio Zimmermann (PSDB) e a dupla ficará até o dia 27. O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), que voltou da Alemanha nesta terça-feira, também foi convidado.
Dos 14 vereadores votantes – o presidente Almir só vota em caso de empate -, 12 foram favoráveis. Diego Nasato (Novo) votou contra e Emmanuel dos Santos, o Tuca (Novo), que estava no Plenário quando o projeto entrou em votação se retirou e não votou.
Em julho, na votação para autorizar a viagem do prefeito Mário à Alemanha para uma série de agendas de intercâmbios, quatro vereadores votaram contra: Diego Nasato e Emmanuel dos Santos, Tuca, Professor Gilson (Patriota) e Carlos Wagner (União). O vereador Adriano Pereira (PT) se absteve. Dos cinco, apenas Nasato mantece posição.
“Votei contra por coerência”, disse o parlamentar do Novo.
Com todo respeito aos envolvidos, não lembro de um presidente da Cãmara representar Blumenau numa Oktoberfest de menor porte na Alemanha e não me parece fazer muito sentido. Ainda mais, dois dias depois da comitiva com o prefeito da cidade retornar para Blumenau.
Logo após o post, o presidente Almir entrou em contato para afirmar que a Câmara e a Prefeitura arcarão com as passagens e que o restante das despesas serão custeadas pela Prefeitura de Erfurt, que fez o convite. E destaca um acordo histórico que será assinado com a Câmara de lá.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura também fez um release logo depois da publicação do Informe, onde escreve que “entre os acordos de negociação com a cidade alemã está a parceria em um intercâmbio de alunos e professores blumenauenses de escolas bilíngues para a Alemanha, que poderá acontecer já no ano que vem. Outro pedido foi a possibilidade de tombamento e revitalização da casa onde Fritz Müller morou e que as unidades de ensino da cidade possam abordar a história e trajetória do naturalista.”
Entendo que Blumenau tem fortes relações com a cultura germânica e com a Alemanha, o que eu. Não entendo é que somente durante a Oktoberfest Alemã é que surgem as “oportunidade” de fechar parcerias. Acredito que em tempos de crise os custos devem ser reduzidos. Por isso não concordo com essa viagem. Porque o prefeito Mário Hildebrandt não assinou? Já que ele é o representante máximo da cidade de Blumenau?
Como diz o velho ditado : Viajar e gastar , sendo dinheiro dos outros ,vou indo .
Não precisamos de vereador de oposição , não precisamos de vereador de situação, não precisamos de vereador que não vota ou se abstém (Voto de abstenção é voto covarde ). Precisamos de vereadores de atuação, talvez consigamos eleger este tipo de vereador em 2024 ,se o povo for inteligente . Atualmente temos na sua maioria, vereadores subservientes ao executivo, que prezam muito pelos carguinhos comissionados .
Que absurdo.
Perfeita a colocação da leitora Yonara sobre o período que Blumenau faz acordos com a Alemanha . Dos 365 dias do ano , só tem acordo em época de Oktoberfest na Alemanha ? Me engana que eu gosto .
Salvo se toda despesa for por conta de quem convidou, mas não é o que ocorre normalmente .