Andrea Pontes, presidente da Unidade Nacional de Acessibilidade (UMA), ocupou a tribuna no espaço cedido pela presidência para falar sobre o projeto “Una Experience” e sobre o trabalho de paradesporto realizado em Blumenau.
Ela iniciou agradecendo o convite para prestigiar o 1º Seminário Paradesportista de Blumenau, que acontece desde a última segunda-feira, 9, até a próxima quarta-feira, 11. Enalteceu a iniciativa da vereadora Giselle Chirolli (Podemos).
“Nós, pessoa com deficiência, precisamos de mais ações e fomento de iniciativas dessa natureza”, disse.
Contou que ficou paraplégica em 2007 em um acidente automobilístico e que uma das coisas que lhe ajudaram a se adaptar à cadeira de rodas e à nova realidade foi o esporte.
“É com propriedade que posso afirmar sobre a importância do paradesporto na vida das pessoas com deficiência, sobre o quanto ele é transformador”.
Assinalou que na visita à cidade pode conhecer melhor o programa pioneiro de políticas públicas para o paradesporto de Blumenau e parabenizou a todos os envolvidos, dizendo que são políticas consistentes e de excelência. Lembrou que no trabalho com crianças de estimulação na água através de natação, Blumenau é referência nacional.
Disse que esse trabalho deve continuar e precisa do apoio da Câmara, pois está transformando a vida de pessoas com deficiência.
Convidou a todos a visitarem o projeto “Una Experience” quando forem a Brasília, ressaltando que o projeto atende de 400 a 500 pessoas por mês, oferecendo atividades gratuitas a pessoas com deficiência e também acompanhamento psicológico e de assistente social às famílias. Desejou que uma filial do projeto seja implantada em Blumenau.
Ao final, entregou uma camiseta do projeto à vereadora Giselle Chirolli e um boné ao presidente Egídio Beckhauser, ressaltando que ele também é um entusiasta do paraesporte.
Seja o primeiro a comentar