Santa Catarina gerou um saldo líquido de 12 mil novos empregos em setembro de 2023. Mais uma vez, as micro e pequenas empresas lideraram a criação de postos de trabalho, adicionando um total de 8,8 mil novas vagas, o que representa 73,5% do total no mês. Esse é o segundo maior número de postos de trabalho criados pelos pequenos negócios, em 2023, ficando atrás apenas de fevereiro, quando foram criadas 9,2 mil vagas.
As Médias e Grandes Empresas (MGE), por sua vez, que apresentavam saldo negativo desde junho de 2023, criaram 2,5 mil novas vagas, correspondendo a 21,5% dos novos empregos. Os números referem-se ao mês de setembro, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a partir de levantamento feito pelo Sebrae.
Os resultados foram comemorados pelo presidente do Sebrae, Décio Lima. Ele destaca a representatividade das micro e pequenas empresas catarinenses na geração de emprego e renda para o estado. “O país está em um excelente momento econômico. Estamos falando de um PIB de 3,1%, superávit na balança comercial e inflação controlada. Santa Catarina faz parte deste contexto, pois o empreendedorismo também se apresenta com uma porta dos sonhos capaz de transformar realidades”, ressalta.
No acumulado de 2023, o estado de Santa Catarina já registrou a criação de 82,5 mil empregos, dos quais as Micro e Pequenas Empresas contribuíram com 54,2 mil (representando 65,7% do total). Por sua vez, as Médias e Grandes Empresas geraram 21,7 mil empregos (equivalendo a 26,3% do total).
Em setembro de 2023, os setores que mais contribuíram para a geração de empregos nas MPE de Santa Catarina foram Serviços, com 4,8 mil novos empregos; Comércio, com 2,2 mil, e Indústria da Transformação, com 1,4 mil. Entre as médias e grandes empresas, o grande destaque foi o setor de Serviços, com 2,1 mil novos postos de trabalho.
No acumulado do ano de 2023, para as MPE, os setores de Serviços se destacam no estado com 24,7 mil novos empregos; seguido por Construção com 11,1 mil; e Indústria da Transformação com 9 mil. Nas MGE, os setores que mais se destacam são Serviços (14,5 mil novas vagas), Indústria da Transformação (9,1 mil ), e Construção (1,2 mil ).
Pequenos empresarios lutando para manterem seus negócios e o DESGOVERNO gastando a vontade ……esta comemorando o que o presidente do SEBRAE ?
Mais uma fake news deste desgoverno e de seus apoiadores .
Seria bom o presidente do SEBRAE ler o texto que a deputada Ana Paula Lima escreveu e esta publicado no informe Blumenau desta data .
Esqueceram de combinar ?