A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, fez um apelo aos eleitores para que participem ativamente do primeiro turno das eleições municipais, que ocorrerá no próximo domingo (6), quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Durante a sessão da Primeira Turma do STF, a ministra destacou a relevância do voto para a preservação da democracia e o exercício da cidadania.
“Compareçam, votem. O voto é essencial. É a sua manifestação como cidadão ativo e participante. Isso é fundamental para que as nossas instituições, estabelecidas pela Constituição, continuem a funcionar de maneira cívica e plena”, afirmou a ministra.
O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, 6 de outubro. Mais de 155 milhões de eleitores estão habilitados a votar. De acordo com a legislação eleitoral, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores e onde os candidatos a prefeito não atingirem maioria absoluta (mais da metade dos votos válidos) poderão ter um segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro.
Já a escolha dos vereadores não prevê uma segunda etapa de votação. Segundo o TSE, 103 dos 5.569 municípios brasileiros podem ter um segundo turno.
Com informações da Agência Brasil
Até vamos, mas sem confiar nas urnas , lembra 2022 ?
Nenhum país de primeiro mundo utiliza urna eletrônica, já alegaram por diversas vezes que não é confiável, que é passível de ser manipulada , palavras daqueles que implantaram as urnas eletrônicas no país .
Estranho é ver bolsonarista negacionista que não confia nas urnas eletrônicas sendo candidato e pedindo votos. Minha sugestão é que fiquem casa, pois se a urna não é confiável pra que ir votar?