Programa Brasil Mais está na reta final de inscrições no Vale do Itajaí

Foto: divulgação

Uso de metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas a melhorias de gestão e de produção. Essa é a premissa do Programa Brasil Mais, iniciativa gratuita oferecida em parceria entre o Sebrae, o Ministério da Economia, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O próximo ciclo do projeto está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro.

No Vale do Itajaí, nos três primeiros ciclos do programa, mais de 1235 empresas já tiveram o acompanhamento dos Agentes Locais de Inovação (ALI), braço do Sebrae na iniciativa e que auxilia toda a reestruturação do empreendimento com embasamento técnico e direcionam os empreendedores na escolha de melhores práticas produtivas e gerenciais.

O empreendedor Jonathan Benkendorff foi um desses participantes. Proprietário de uma lanchonete e cafeteria, ele conta que através da análise e acompanhamento do ALI foi possível entender os gargalos do negócio e fazer um pente fino na operação, com ações roteirizadas que levassem ao crescimento de volume do serviço delivery e aumento do faturamento. “Junto ao Brasil Mais conseguimos aprimorar ferramentas de gestão e novos canais de vendas que iniciamos às pressas em virtude da pandemia. Com isso, nos trouxe um norte, uma gestão, um planejamento e ótimos resultados. Fundamental e assertivo projeto”, afirma.

Sócia do filho Jesse em uma papelaria na cidade de Rodeio, a empresária Álida Tambosi Raise viu a rotatividade do negócio aumentar depois de medidas simples, como melhoramento da iluminação das prateleiras e corredores com lâmpadas de led e ajustes no layout dos produtos. “O Programa Brasil Mais é com certeza um leque de informações que ajudam a abrir novos caminhos para melhorar em todas as direções o sucesso do nosso comércio. Fizemos algumas mudanças em relação a iluminação, realocação de produtos dentro da loja estabelecendo assim um padrão, alteração de estrutura, bem como a contratação de novos funcionários, tudo isso com pouco investimento. Estamos confiantes, só temos a agradecer”, conta.

Assim como os exemplos do Jonathan e da Álida, a proposta do Brasil Mais é que as empresas atendidas consigam aumentar a produtividade, reduzir desperdícios e melhorar processos e custos. “A partir do programa, é esperado que as empresas adotem uma gestão baseada em indicadores e, assim, melhorem seu posicionamento no mercado e aumentem suas vendas. O trabalho de base bem realizado dá respaldo para que esse passo competitivo seja dado com mais solidez”, afirma Aloísio Salomon, coordenador do projeto no Sebrae Vale.

Para participar do programa, os empresários devem se cadastrar por meio do portal sebrae.com.br/brasilmais  e responder a um questionário para avaliar o grau de maturidade empresarial. Depois disso, um agente ALI é designado para fazer o acompanhamento da empresa, trabalho que terá um prazo de quatro meses para ser desenvolvido. A participação é gratuita e o empreendedor tem ainda o benefício de 70% de subsídio nos produtos de Consultoria Especializada e Tecnológica do Sebrae/SC.

Fonte: Trevo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*