O Programa de Educação em Saneamento (PES) do Samae de Blumenau está celebrando o término do primeiro semestre de formação, envolvendo 437 estudantes de oito escolas contempladas. Nos próximos dias, os alunos finalizarão os módulos restantes, consolidando conhecimentos essenciais sobre saneamento básico e práticas sustentáveis. Desde o início do programa, em fevereiro deste ano, os participantes têm se engajado ativamente na aprendizagem de questões relacionadas ao saneamento.
Com o intuito de garantir uma abordagem abrangente, o programa foi desenvolvido em diferentes módulos, abordando temas sobre os quatro Pilates do Saneamento como tratamento de água e de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos e drenagem pluvial. Os estudantes têm tido a oportunidade de participar de atividades práticas, palestras educativas e visitas a locais relacionados ao saneamento.
A coordenadora do PES, Leila Menestrina, comemora o engajamento dos alunos. “Eles demonstraram interesse em aprender sobre as melhores práticas de saneamento e em compreender os impactos positivos que podem gerar em suas comunidades. O programa promove uma mudança de perspectiva, capacitando os jovens a se tornarem multiplicadores de conhecimento em suas famílias e entre os colegas de escola”, conta a coordenadora.
Além disso, com a parceria com a Secretaria de Educação ( Semed) busca-se uma mudança duradoura no comportamento e na consciência coletiva em relação ao saneamento básico.
Para celebrar o fim do primeiro semestre e reconhecer o esforço dos estudantes, a cerimônia de encerramento, na qual serão entregues certificados de participação, será realizada no final do ano.
Para o segundo semestre, a expectativa é atender 400 estudantes de escolas nos bairros: Velha, Tribess e Itoupavazinha, bairros onde a equipe do PES ainda não realizou a formação.
“À medida que o programa conclui o primeiro semestre, fica evidente o impacto positivo que está causando na comunidade. Com o envolvimento ativo dos estudantes e o comprometimento de todos os envolvidos, Blumenau caminha rumo a uma realidade em que o acesso ao saneamento básico seja uma realidade para todos, promovendo melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, conclui Leila Menestrina, coordenadora do PES.
Seja o primeiro a comentar