Projeção da Covid indica cenário da pandemia em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau, em parceria com a Unimed, apresentou nesta sexta-feira, 25, a projeção dos cenários de evolução dos casos de Coronavírus na cidade, com previsão até o dia 06 de julho. A análise tem por base os dados divulgados pelo poder público, organizados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental.

A projeção leva em conta o número de casos positivos registrados desde o dia 13 de março de 2020, no início da pandemia, com atenção especial aos picos da doença registrados em julho e novembro de 2020, e em março de 2021. Com base nesses dados, a Unimed traçou três cenários de evolução da doença na cidade. O cenário mais otimista indica que até o dia 06 de julho teremos 1.628 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 1.878 casos, e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 2.253 casos nas próximas duas semanas.

Levando em conta os cenários projetados e uma taxa de internação total 3,7% para casos graves, também no dia 06 de julho, o cenário otimista representaria a ocupação de 78 leitos de UTI, o mediano demandaria 87 leitos, enquanto no cenário pessimista seriam necessários 101 leitos. Blumenau tem hoje 66 leitos de UTI ativos, com possibilidade de ativação de 28 novos leitos.

A parceria entre o município é a Unimed é um exemplo de ação de dados abertos. A Prefeitura de Blumenau disponibiliza os dados do Sistema Pronto relativos à gestão da pandemia e, em contrapartida, a Unimed processa as informações do Pronto gerando cenários sobre a evolução dos casos da doença em Blumenau. O objetivo é auxiliar na tomada de decisões estratégicas na gestão da pandemia, tanto pela Cooperativa de Saúde, quanto pelo município.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*