
As contações de histórias e a oficina serão com a artista e mediadora literária, Gilmara Goulart, todas as ações são gratuitas e com tradução simultânea em LIBRAS.
Contação de histórias e formação. Nos meses de fevereiro e março, escolas públicas de Timbó e o espaço VEM Cultural, receberão ações do projeto “Contos Orientais: circulação de histórias” , idealizado e ministrado pela artista e mediadora literária Gilmara Goulart. Nos dias 27 e 28 de fevereiro acontecem apresentações do espetáculo “Contos Orientais” nas escolas Professor Juvenal Cardoso Zanella e Tiroleses. Como contrapartida social, o projeto ainda realizará uma oficina gratuita de contação de histórias voltada ao público multiplicador (professores, agentes de biblioteca, mediadores) assim como ao público em geral. A oficina acontecerá no dia 11/04 a partir das 18h, no VEM Cultural e as inscrições podem ser realizadas pelo link. Todas as ações são gratuitas e contarão com tradução em LIBRAS.
“Sabe-se que a narração de histórias é a primeira forma consciente de comunicação literária, ela se mantém viva na simplicidade dos encontros. Histórias contadas através da oralidade permitem a interação entre o contador e os ouvintes. Neste território cultural corpo e a voz propiciam vivências comunitárias, muitas vezes perdidas na aceleração da vida contemporânea”, relata Gilmara Goulart. “A proposta deste projeto parte do pressuposto que o encontro com a linguagem literária se dá pela experiência, seja ela de leitura de livros, de leitura do mundo, ou através da imaginação estimulada por contos da oralidade que perpetuam textos escritos e /ou falados”, complementa a produtora do projeto, Deda Silveira.
O Projeto “Contos Orientais: circulação de histórias”, de Gilmara Goulart, é contemplado pelo PNAB Timbó, através do Edital 04/2024
Acompanhe as novidades pelo Instagram.
Gilmara Goulart
Artista, mediadora literária, pesquisadora, graduada em Pedagogia – FURB/Blumenau, Especialista em Educação: Leitura, Literatura e Letramento pela Hansa Hamonia/ Ibirama. Mestre em Educação – FURB, 2014. Diretora da Escola de Artes VEM Cultural de Timbó, professora e coordenadora do Projeto Uni Duni Tê – Contadores de Histórias de Timbó. Atua na área literária com formações e apresentações e em cursos de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. Ocupa a cadeira número 2 da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, Seccional Timbó. Circulou em 2023 e 2024 no Projeto Baú de Histórias do SESC/SC com o espetáculo ” Contos Orientais”. Participou em maio de 2024 do 13º. Encontro Internacional de Contadores de Histórias/BOCA DO CÉU em São Paulo. Sua principal publicação é “Narrativas tecidas no letramento familiar: histórias de idosos produtores de textos”, sua dissertação de mestrado.
Programação Geral
Projeto “Contos Orientais- circulação de histórias” em Timbó
Apresentações de contação de histórias:
27/02/2025
EEB Professor Juvenal Cardoso Zanella
Rua: Florianópolis, 194. Bairro das Capitais, Timbó
Horários: 10h ,13h30 e 15h
28/02/2025
Escola Municipal Tiroleses
Rua: Marília, 61. Bairro: Tiroleses. Timbó
Horários: 10h, 13h30 e 15h
11/04/2025
Oficina “Contação de histórias para as infâncias” com Gilmara Goulart.
Sinopse: vivenciar a narração de contos através da observação, experimentação e a partir da leitura de obras de literatura infantil.
Horário das 18h às 22h
Todas as ações são gratuitas e contarão com tradução em LIBRAS.
Fonte: Deda Produções
Seja o primeiro a comentar