Espetáculos teatrais que unem a magia dos contos de fada à culinária, palhaços que preparam receitas malucas divertindo a plateia, oficinas de gastronomia para crianças e até workshops para adultos com chefes de cozinha experientes são algumas das atrações da temporada 2020 do Vitrine Cultural e Gastronômica.
O projeto, gratuito, desembarca em março em Blumenau de 3 a 6 e Chapecó de 9 a 11 de março, numa realização do Ministério da Cidadania e da Magma Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Atacadão e apoio das Secretarias de Cultura municipais.
Os espetáculos têm a assinatura das companhias Casa do Bispo, do Rio Grande do Sul, e Circo Fool, de Minas Gerais. O primeiro apresenta uma versão divertida do clássico “João e Maria”. Os dois irmãos se perdem na floresta e são atraídos até uma casa feita de doces, onde uma terrível bruxa os aprisiona. Preservando uma abordagem lúdica, o espetáculo fala de questões como alimentação saudável e obediência aos pais.
Já a peça “Palhaçadas na cozinha” conta a história de três palhaços famintos que decidem preparar receitas malucas para impressionar a plateia. Para o preparo dos pratos, usam utensílios domésticos temperados com malabarismo, acrobacias e pratos que surgem como um passe de mágica – tudo isso com uma grande dose de interação com o público e abordando de forma lúdica e divertida a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e o valor da amizade.
A programação para a criançada não encerra por aí: como contrapartida social, além dos espetáculos teatrais, o Vitrine Cultural e Gastronômica promove oficinas para crianças de 5 a 12 anos, com foco em noções básicas de higiene e segurança na cozinha. Eles também vão ter a chance de preparar uma receita fácil e saudável, que será degustada pelos participantes ao final da oficina, tudo isso sob o comando da chef Bia Andrade.
Para o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, o projeto oferece uma programação de qualidade a pessoas que muitas vezes têm pouco acesso a atrações culturais. “As companhias e as peças selecionadas encantam a todos, mas o principal é que atingem milhares de jovens e adolescentes, contribuindo para formar plateias”, disse.
Fechando a programação, que é totalmente gratuita, há um workshop gastronômico voltado para o público adulto, também comandado pela chef Bia Andrade, que vai apresentar receitas saudáveis, dicas e técnicas de preparo de alimentos, finalizando com uma degustação.
Sobre o Atacadão
Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 150 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 57 anos e cerca de 50 mil colaboradores, tem atualmente 187 unidades de autosserviço e 28 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais.
Sobre a Magma
A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por todo o Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa a mobilizar os países e a população em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 12 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.
Programação:
Blumenau: 03 a 06/03
Estacionamento Museu da Família Colonial.
Alameda Duque de Caxias, 78 – Centro
Espetáculos Teatrais – 08h30 / 09h40 / 14h
Oficinas Kids – 15h10 / Workshop Gastronômico 19h
06/03 Espetáculos Teatrais – 08h30 e 09h40
Chapecó: 09 a 11/03
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados
R. Elói Ferreira de Souza, 322 – Efapi
09 e 10/03
Espetáculos Teatrais – 08h / 10h / 13h
Oficinas Kids – 15h / Workshop Gastronômico 18h
11/03 Espetáculos Teatrais – 08h e 10h
Fonte: All Press Comunicação
Be the first to comment