Projeto que institui Dia do Paradesporto em Blumenau vira lei nesta sexta-feira

Foto: PMB

O Projeto de Lei nº 7678 que institui o Dia Municipal do Paradesporto, de autoria do vereador Alexandre Matias (PSDB), será sancionado nesta sexta-feira, dia 03, pelo prefeito Mário Hildebrandt (PSB).  A solenidade ocorrerá, às 10h30, no Salão Nobre da Prefeitura.

A Lei incluirá no Calendário Oficial do Município de Blumenau o Dia Municipal do Paradesporto, a ser comemorado no dia 12 de abril de cada ano.

Segundo a diretora de Desenvolvimento do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, a escolha da data foi um consenso entre atletas e voluntários e coincide com a fundação da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), em 12 de abril de 2012.

Instituído como política pública permanente do município desde 2016, o Paradesporto é mantido pela Secretaria Municipal de Educação, que investe mais de R$ 1 milhão por ano na contratação de professores, entre outros incentivos. O Programa conta ainda com o apoio da Apesblu, por meio de ações sociais que viabilizam a participação em competições, treinamentos e capacitações.

 “Precisamos dar máxima visibilidade a este importante programa de nossa cidade, que proporciona por meio do esporte a inclusão de pessoas com deficiência. Esta é uma iniciativa louvável e que impacta positivamente a vida dos atletas e das famílias”, destaca o autor da lei.

Atualmente o Paradesporto conta com uma equipe de 30 profissionais que atendem cerca de 500 alunos por ano, sejam eles adultos ou em idade escolar. O Programa oferece diversas modalidades, como aulas de tênis de mesa, judô, natação, natação para bebês, basquete sobre rodas, atletismo, bocha paralímpica, goalball, ginástica artística e a mais recente, equitação adaptada. As aulas ocorrem em 65 polos, abrangendo todas as regiões de Blumenau e facilitando o acesso dos alunos. Além disso, o Paradesporto tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, por meio das vitórias e resultados obtidos por seus paratletas, bem como acadêmico e científico, com a documentação de práticas e metodologias inovadoras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*