A Comissão de Constituição e Justiça deu parecer favorável ao substitutivo global ao Projeto de Lei nº 7795/2019, que autoriza a circulação de vans e ônibus escolares, devidamente identificados, nos corredores exclusivos de ônibus no município de Blumenau.
Antes, com a previsão de táxis incluídos, a proposta já havia sido barrada três vezes em anos anteriores.
O projeto atual, de autoria do vereador Alexandre Caminha (PP), diz que a circulação de van e ônibus escolares será permitida em dias úteis, nos horários compreendidos entre 6:30h e 8:00h, 11:00h e 14:00h e 17:00h e 19:30h, respeitando a legislação de trânsito vigente.
Também prevê que é proibido o embarque e desembarque de passageiros nas faixas preferenciais de ônibus, e que a circulação, operação de parada, estacionamento, embarque ou desembarque deverão ser executados em conformidade com as disposições da legislação de trânsito.
A proposta segue tramitando nas demais comissões permanentes antes de ir à votação no Plenário.
Infelizmente, mais uma ação incabível, vereadores perdendo tempo em concordar ou não com esta modalidade de transporte de invadir o espaço dos ônibus coletivo urbano. Vereadores, respeitem o corredor, pois ele é exclusivo para o modal ônibus para transportar pessoas que pagam pelo serviço. Já esta sendo complicado manter o sistema e, ainda querem complicar mais o fluxo de rapidez, conforto, densidade da estrutura, entre outros.
Repito: por favor, com todo respeito, senhores vereadores: deixem o corredor ser exclusivo para o Modal Ônibus Coletivo Urbano.