Projeto sobre prevenção ao abuso sexual acontece em escola de Ibirama

Foto: divulgação

A partir do mês de junho estudantes da escola Eliseu Guilherme, de Ibirama (SC), recebem o projeto: “Prevenção ao abuso, exploração e importunação sexual de adolescentes”. Através de ciclos de aprendizagem, o objetivo é levar conhecimento, informação e garantir o direito sobre a proteção contra violências sexuais. O projeto, financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), é realizado pela Olakunde, uma Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadão, sem fins lucrativos e especialista em educação sexual que auxilia, por meio de oficinas preventivas, o combate ao abuso sexual e múltiplas violências.

Os estudantes contemplados participam de oficinas preventivas de conscientização e oficinas de educação sexual. Já para os profissionais de educação da escola Eliseu Guilherme, o projeto prevê, também, uma formação continuada que envolvem três temas principais: Educação Integral: o papel da escola na garantia dos direitos da criança; Sistema de garantia dos direitos e a importância da atuação intersetorial e o trabalho em rede; As leis como garantia de proteção de crianças e adolescentes. Além disso, a comunidade local, os pais e responsáveis tem a oportunidade de participar de uma palestra referente ao tema.

“Este é um trabalho que trata da educação sexual na prevenção do abuso, exploração e importunação sexual contra adolescentes. A nossa proposta é criar um ambiente seguro e informativo onde as crianças e adolescentes possam aprender a identificar e se proteger contra qualquer forma de abuso. A gente acredita que a educação e a conscientização são ferramentas poderosas para prevenir essas situações e empoderar jovens”, explica a professora, educadora, empreendedora educacional, Shirlei Fabiana Silva, responsável técnica do projeto.

As oficinas preventivas de conscientização ocorrem até o final do mês junho, já nos meses de julho e agosto ocorrem as oficinas sobre educação sexual. A meta deste projeto é atingir mais de 600 estudantes do ensino fundamental, que compreende do sexto ao nono ano.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*