Projetos selecionados pelo Edital de Desenvolvimento Sustentável da FFM apresentam resultados

Foto: divulgação

Marcenaria para mulheres, sistema de captação e reutilização da água da chuva em escola, audiovisual sobre práticas sustentáveis na produção têxtil e da moda, podcasts educativos com propostas de comportamentos sociais positivos, peças de teatro levando à conscientização sobre a violência contra as mulheres, recuperação de zonas ambientais prejudicadas pela ação do homem. Esses foram apenas alguns dos 14 projetos desenvolvidos a partir do Edital de Desenvolvimento Sustentável apresentado pela Fundação Fritz Müller (FFM). Publicado em 2019, o Edital foi baseado nas diretrizes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – que conta com 17 objetivos para transformar o mundo.

Os projetos, selecionados entre 46 iniciativas inscritas, começaram a ser desenvolvidos em setembro de 2019 e deveriam ser entregues um ano depois. No entanto, por conta da pandemia, tiveram os prazos prorrogados e apenas dois dos selecionados não conseguiram finalizar a proposta em virtude das restrições causadas pela crise sanitária.

Assim, pouco mais de um ano e meio depois, com o incentivo financeiro da FFM, as iniciativas apresentam seus resultados, como forma de prestação de contas à comunidade. “Foram projeto incríveis, que fizeram – e vão continuar fazendo – toda a diferença no local onde foram aplicados ou na vida das pessoas que tiveram contato com essas iniciativas. Ter a oportunidade de dar espaço a ações que contribuem com o crescimento social em qualquer instância é um trabalho gratificante, que planta sementes positivas e oportuniza aos participantes a escolha que todos nós temos de fazer sempre o melhor”, comenta Camila Cunha, Assessora de Responsabilidade Social da instituição. “É importante destacar que quem ganha com o desenvolvimento das iniciativas, além dos envolvidos, que têm o despertar da consciência de responsabilidade social, é, acima de tudo, a sociedade em geral. Porque são projetos que atingem esferas muito além das quais eles atuam diretamente”, completa Everaldo Artur Grahl, diretor presidente da FFM.

Os 14 projetos – criados por entidades sem fins lucrativos, associações civis e escolas públicas da região e pela Universidade Regional de Blumenau – promoveram ações e debates relacionados aos cuidados com o meio ambiente, a educação, o desenvolvimento social, apoio à aprendizagem e outras questões voltadas para o crescimento e fortalecimento da região. O investimento total foi em torno de R$ 100 mil. As iniciativas estão listadas abaixo e a descrição de cada uma está disponível aqui, na aba Projetos Edital FFM.

Projeto

Ações Sociais para a Conservação de Primatas e Prevenção da Febre Amarela

Basta! Discutindo a Violência contra as Mulheres

Bueiros Ecológicos

Comunicação para o Desenvolvimento Social

Conhecimento em Construção: Práticas Sustentáveis na visita ao Museu Hering

Curso de Cerâmica para melhorar a qualidade de vida, autoestima e geração de renda de pessoas

FURBOT – Desenvolvimento cognitivo infantil através de atividades de programação de computadores

Informação e Cidadania

Meninas Digitais: Vale do Itajaí

Meu Primeiro Projeto de Marcenaria: Oportunidades de Capacitação e realização pessoal para mulheres

Minha Família é uma Bateria

Reutilização da Água da Chuva

Sala Verde – Laboratório de Aprendizagem

Trilha Limpa

Sobre a FFM

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação continuada e corporativa genuinamente catarinense. Com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade.

Fonte: Trevo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*