Especulou-se que nesta quarta-feira, depois da aprovação da Reforma Administrativa, o Governo do Estado enviasse o projeto de lei criando o programa Universidade Gratuita, uma das promessas de campanha do então candidato Jorginho Mello (PL). Mas ficou para a próxima terça-feira e deverá ser entregue pelo próprio Jorginho ao presidente do Parlamento, Mauro de Nadal (MDB).
Apesar de um primeiro momento parecer ser atraente, o Governo vai precisa conversar bastante com os deputados, em especial, depois de cortes que atingiram a educação e a redução das bolsas para alunos do ensino médio, além da suspensão de turmas do ensino técnico no estado. Os parlamentares vão querer saber se as reduções tem a ver com o programa.
Outros debates dizem respeito ao perfil dos alunos que podem acessar, a contrapartida que terão que dar e as instituições que irão participar, se terá alguma fora do sistema Acafe.
Na semana passada o governador Jorginho recebeu na Casa da Agronômica os deputados para detalhar a proposta, mas pouco mais da metade se fez presente.
Seja o primeiro a comentar