O Informe Blumenau consultou a maioria dos parlamentares da atual Legislatura sobre a proposta de Emenda à Lei Orgânica, da Mesa Diretora, que quer implementar o pagamento do 13º salário dos vereadores. Dos 15, sete manifestaram que irão votar contra a proposta quando chegar ao Plenário. São precisos 10 votos para que a proposta passe a valer.
Professor Gilson (Patriota), Emmanuel dos Santos, o Tuca e Diego Nasato (Novo), Carlos Wagner, o Alemão e Cezar Campessato (União), Bruno Cunha (Cidadania) e Sylvio Zimmermann (PSDB).
Alguns destes vereadores, como Campessato, diz não ser contra o pagamento, mas disse que já havia firmado compromisso com a AMPE e SOMAR neste sentido. Sylvio Zimmermann considera que não é a hora de votar uma proposta como esta ou que ela deveria valer para a próxima Legislatura.
Como são autores da proposta, os quatro vereadores da Mesa Diretora, devem votar sim: Almir Vieira (PP), Maurício Goll (PSDB), Aílton de Souza, o Ito (PL) e Cristiane Loureiro (Podemos). Conversei com Adriano Pereira (PT), Silmara Miguel (PSD) e Jovino Cardoso (SD) que tem o mesmo entendimento.
Não consegui falar com a vereadora Angela Simão (Podemos), que assumiu como suplente no começo de fevereiro.
A proposta pode voltar a ser analisada ano que vem, quando terá o debate dos salários para os próximos vereadores e prefeitos, uma regra no último ano. Como é uma lei ordinária e não uma proposta de emenda a lei orgânica do Município, precisará apenas de maioria simples dos votos, oito no caso,
Vale lembrar que o 13º salário para vereadores já é realidade em muitas cidades, como Florianópolis, Itajaí e Criciúma.
A proposta do 13 salario é da mesa diretora da casa ?
Esta desculpa que em outras cidades já pagam , não cola . Não é porque alguns fazem errado que nós precisamos aceitar tamanha vergonha . Na eleição prometem que serão fiscalizadores do executivo , que vão trabalhar para o povo , são eleitos e começam as sacanagens . E ainda tem vereador que em redes sociais diz que estavam somente conversando sobre o assunto , que nada havia sido documentado . Mentira e das piores , pois são dissimulados quando querem .A atual mesa diretora pode ir para Brasília , podem ser assessores do Lula , Blumenau ganharia muito com isto, pois nos livraríamos desta gente .
Para os professores , o prefeito vai mandar para votação um aumento de R$ 34,00 reais, e eles vão aprovar . VERGONHA, ACORDA BLUMENAU.
Parabéns aos vereadores que se posicionaram contra.