Nesta segunda-feira, 09, o Informe Blumenau noticiou que o vereador Alexandre Caminha saiu do PROS e filiou-se no PSD, onde será pré-candidato a deputado federal.
Durante a conversa que tivemos, Caminha disse ter sido rechaçado pelo PSDB na campanha de 2016, ocasião que ele foi parar no PROS e se elegeu.
O pessoal do PSDB não gostou. Algumas lideranças me procuraram, entre elas o presidente municipal, José Oechsler. E emitiu uma resposta oficial.
Sobre a troca de partido do Alexandre Caminha e sua afirmação sobre o PSDB de Blumenau, você lê aqui.
A nota, na íntegra, inclusive com a “introdução”, segue abaixo.
“Como dirigente do PSDB de Blumenau ( presidente ) peço que você que pratica o bom jornalismo, faça uma correção em função da notícia sobre a filiação do vereador Alexandre Caminha ao PSD de Blumenau.
Quando a nota diz que ele foi abraçado pelo PSD, a mesma diz que ele foi rechaçado pelo PSDB em 2016.
Isto não corresponde com a verdade. A história da família Caminha com o PSDB de Blumenau, do Estado e do País é longa. O pai, LUIZ EDUARDO CAMINHA foi fundador nacional do PSDB, nosso candidato em várias oportunidades, sua mãe SELUTA também, foi candidata a vereadora, bem como o próprio Alexandre.
Em 2016 ele seria nosso candidato a vereador mais uma vez, mas preferiu deixar o partido para ser candidato através de outra legenda pois entendia ser mais seguro ter sucesso na eleição. Saiu dizendo que iria para outro partido até de uma forma estratégica, mas neste partido apoiaria a candidatura do prefeito Napoleão a reeleição. Algo que não ocorreu depois.
Mesmo assim o partido respeitou sua decisão.
Em nenhum momento o PSDB de Blumenau o rechaçou. Ele sempre foi tratado de forma diferenciada pelo partido, tanto que na formação do Governo em 2013 foi escolhido para ser o coordenador do PROCON. O órgão subordinado a Procuradoria do Município não é considerado primeiro escalão, mas por deferência a ele Alexandre Caminha, o prefeito Napoleão Bernardes deu status de primeiro escalão ao PROCON e o Alexandre participou de todas as reuniões de colegiado e outras atividades que envolviam órgãos do primeiro escalão.
Agradeço a divulgação deste esclarecimento que se faz necessário para que o bom jornalismo seja praticado.
Atenciosamente.
José Carlos Oechsler
Presidente do PSDB de Blumenau
Com a palavra, agora, o senhor Alexandre Caminha, pois me parece que o senhor José Carlos Oechsler está correto.
Aproveitando a deixa, já que estamos a falar de “rechaço”, me parece que o único verdadeiramente rechaçado foi esta vaca que vos muge, a saber, Alcino Carrancho, e pela mesma presidência.
Em tempo, Sr. Alexandre Gonçalves, queira corrigir, por gentileza, o sobrenome desse meu grande desafeto, pois a grafia correta de seu nome é a que está no meu primeiro parágrafo. Questão ética, apenas!
Muito obrigado.