Nesta segunda-feira a noite, a Executiva do PT, o pré-candidato a prefeito de Blumenau, Valmor Schiochet, e os pré-candidatos a vereadores estiveram reunidos. Em pauta, questões relacionadas a estrutura da campanha e a política de alianças.
Neste quesito pouco se evoluiu, fora o reforço das conversas com PSOL e Rede e o sonho de ainda contar com o apoio do PCdoB. O PDT seria um aliado cobiçado, mas segundo conversei com alguns ” a postura do Ivan Naatz impede a aproximação”.
Ontem escrevi que a “esquerda” caminha dividida e enfraquecida em Blumenau. Algumas pessoas entraram em contato, inclusive do PT, para dizer que conversas estavam acontecendo para tentar unir os partidos, algumas inclusive no plano estadual. Mas pelo jeito não deram muito certo.
A pré-candidatura de Valmor Schiochet é considerada irreversível internamente. Fora isso, somente uma intervenção vinda de fora, o que é muito difícil.
A lista de pré-candidatos a vereador contava até ontem a noite com 20 nomes, mas houve uma desistência nesta manhã.
O grande debate é legal, sobre o nome da educadora Sandra Regina Pinheiro como vice na chapa petista. Há um entendimento de quem está na linha de frente da candidatura de Valmor de que existe jurisprudência similar ao caso dela, suplente de diretora do Sintraseb, mas exercendo o mandato, inclusive liberada, até recentemente.
Resta saber se o PT pagará para ver a decisão da Justiça Eleitoral.
A convenção está marcada para ser um ato formal, na tarde da próxima sexta-feira, 05. Dia 13 acontece um ato maior, com filiados, para apresentar as propostas do plano de governo encaminhadas pela internet e também coletadas nas diferentes plenárias realizadas até aqui.
Brizola foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul,duas vezes governador do Rio de Janeiro,desafeto dos poderosos e da grande mídia, nunca foi envolvido em esquemas de corrupção, quando criou o PDT, com certeza não foi para compactuar com a bandalheira.