PT e PL precisam resolver a questão dos indígenas de José Boiteux

Foto: reprodução vídeo Rádio Amanda FM

Em vídeo postado nas redes sociais neste domingo, o deputado federal Jorge Goetten (PL) fez uma manifestação dizendo que a “enchente não tem partido”, com intuito de defender que a prioridade agora é ajudar os atingidos e ajudar na recuperação das cidades afetadas. Me parece uma resposta a um áudio do ex-secretário de Defesa Civil e ex-deputado estadual, Milton Hobus (PSD), que criticou o Governo do Estado, responsabilizando o eleitor por escolher pessoas despreparadas, um número, fazendo referência ao 17, do PSL em 2018 e ao 22, do PL de 2022.

Os dois são do Alto Vale do Itajaí, de Rio do Sul, cidade mais atingida pela enchente até agora.

Aqui por Blumenau, o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT) diz estar conversando com o Governo Federal, através do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Estou aqui permanentemente integrado às ações que cabem ao governo do presidente Lula para produzir resultados para o povo de Santa Catarina, neste momento, tão difícil. Por tanto, o governo federal passa a acompanhar todos os acontecimentos”, escreveu em suas redes o ex-prefeito de Blumenau.

Já o deputado estadual Ivan Naatz (PL) fez questão de tocar fogo no parquinho, sendo um dos primeiros, antes mesmo da chegada deles na barragem, dizer que o BOPE estava chegando a reserva indígena. Não era o BOPE, era o Choque e a Cavalaria, posição defendida e reverberada pelo deputado.

E por fim, o governador Jorginho Mello (PL) tem falado que vai atender as reinvindicações dos indígenas, mesmo muitas delas sendo responsabilidade do Governo Federal. Mas, em vez de chegar com as básicas neste sábado em José Boiteux, optou por mandar força policial, que culminou com feridos, pânico e um clima de tensão para dezenas de famílias que tem na barragem seu único argumento para garantir os direitos prometidos quando tiveram terras desapropriadas para construir a barragem que “salvaria”, ou melhor, atenuaria o problema de Blumenau, a principal cidade do Vale do Itajaí.

Concordo com o mérito do deputado Jorge Goetten, mas é importante dizer que a solução do impasse de três décadas passa pelos partidos que estão no Poder.

Os indígenas não são o problema, são as vítimas. Assim como toda a população que pode vir a ser atingida na região em caso da previsão de uma grande enchente, como agora.

E, neste momento, cabe ao PT do Governo Federal, e ao PL, do Governo Estadual, resolver. Eles são os únicos que podem resolver o problema. Não é muito o que os indígenas pedem e merecem. Abriram mão de parte das terras que lhe pertenciam para ajudar a proteger as cidades mais abaixo, em troca de promessas que precisam ser cumpridas.

São mais de 30 anos de uma história que todos conhecemos. Em especial a classe política.

Precisamos resolver, não na força, mas na empatia. Saber que o direito vale para todos.

Imagina você ou sua família correndo o risco de ficar ilhada? Sem água. sem comida, sem infraestrutura básica, com medo da estrutura física da barragem e sabendo que pessoas que você conhece correm o risco de ter sua casa alagada por conta da barragem fechada? Não seria fácil, né?

PT e PL são os dois grande partidos do país, tem a chave dos cofres e do coração da maior parte do eleitorado.

Precisam resolver.

 

 

4 Comentário

  1. Sem dúvida a solução é fácil se comparada com a importância que tem. No entanto, a truculência empregada pelo governo do estado e sua PM na situação é típica dos incompetentes que usam da força para encobrir sua incompetência. Bastava que o incompetente governador ao invés de deslocar todo o aparato policial tivesse deslocado um caminhão com as cestas básicas e os barcos pedidos pelos indígenas. Cabe uma ação de impribidade ou popular para reaver os recursos desperdiçados!!

  2. Bando de demagogia, fazendo politicagem sobre um problema de anos só falam e nada fazem.Porque não seguem o exemplo do empresário e vereador Carlos Wagner( alemao) , o único que fez e faz Pagou fo próprio bolso para que os equipamentos estivem na barragem para operacionalização. Quero ver qual deles vai falar que foi o alemão que fez acontecer.

  3. Parabéns pela manifestação do Informe Blumenau. As justas demandas da população negligenciadas durante anos levam normalmente a situações de colapso, crise e conflitos. Tudo isto poderia ser evitado. Normalmente quando as águas baixam o foco muda e questões relevantes são esquecidas.
    Esperamos que seja diferente e as comunidades que já foram tão injustiças e prejudicadas sejam finalmente atendidas, pois é importante para toda coletividade.

  4. Mas infelizmente parece que a maioria das pessoas está batendo palmas para a truculência..triste o país onde uns se acham no direito de se regozijar nas tragédias alheias,triste Brasil..

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*