Eu diria hoje que são pequenas, mesmo com os 15 vereadores tendo assinado o requerimento pedindo a Comissão Parlamentar de Inquérito.
Menos pelos argumentos da procuradoria jurídica apresentados nesta terça-feira, 09, rejeitando o pedindo, e mais pela convicção de alguns que a CPI pedida pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PSD) tem tudo para se transformar em palanque político, com pouca efetividade.
Conversei com quatro vereadores que foram decisivos para que o pedido fosse protocolado. Estão no grupo que garantiu as primeiras assinaturas, aquelas que já faziam o o processo andar junto à Mesa Diretora. Depois que seis assinaram, os outros nove, todos da base governista, fizeram o mesmo.
Bruno Cunha (PSB), Professor Gilson (PSD), Alexandre Caminha (PROS) e Ricardo Alba (PP). Todos afirmaram que vão olhar com mais atenção fato determinado que será indicado pelo colega Jovino Cardoso novo requerimento, uma das situações que fez a Procuradoria dar um parecer contrário ao pedido.
Professor Gilson foi o único que carimbou com mais firmeza. “Se ele (Jovino) fizer as correções necessárias, assino”, afirmou. Os demais três afirmaram que vão aguardar e avaliar.
Foram unânimes em mostrar preocupação com o que consideram “outros interesses” do proponente. Um chegou a me dizer que está se sentido usado nesta queda de braço entre Jovino e o Governo. “Não dá para entrar no jogo dele, de pedir CPI toda hora”, chegaram a me falar.
Jovino disse que ainda não fez a análise com o advogados sobre o parecer da Procuradoria e promete fazer até esta sexta. Não sabe qual fato irá focar e criticou o teor do documento assinado pelo procurador Anselmo Lessa. Tem pouco mais de duas semanas parra reapresentar o requerimento.
Não procurei o vereador Adriano Pereira (PT), que também assinou o requerimento rejeitado, por imaginar a posição dele. Já a postura dos outro nove dependerá desses seis, muito provavelmente, devem repetir a estratégia inicial. Não tinham e não tem interesse na CPI.
Olá, Jovinão!
Vai em frente, Jovino Cardoso Neto!
Tenta mais uma vez!
Tenta!
Tentaaaaaaaaaaaa!
Não importa que chamem a tua CPI de politiqueira ou o diabo a quatro.
Alguma coisa virá a lume, Jovino!
Cambada de vereadorzinhos criancinhas mimadinhas sem personalidade.
Explico:
Têm a execrável atitude (mania) de, ao manifestarem opinião, olharem de forma pusilânime para os lados.
Desgraçados! (há exceções, claro!)
Alcino Carrancho
(O P… da Vida!)
Os nove assinaram para fazer propaganda política.. ..sao serviçais do executivo e possivelmente já sabiam do parecer jurídico.. .agora com a correção…sera que assinam?
Se não assinarem, podem assinar sua sentença de morte política. Porque o Jovino não pediu CPI, no seu mandato anterior?