Quem vai no protesto contra a Reforma da Previdência neste domingo?

A proposta de Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Federal, mexe com todo mundo. Menos com quem já se aposentou, como no caso do presidente Michel Temer (PMDB), aposentado com 55 anos de idade.

Neste domingo, dia 18, uma manifestação está sendo organizada por alguns sindicatos e advogados em várias cidades do país. Em Blumenau o ato de protesto acontece a partir das 15 horas, com concentração na praça da Prefeitura.

Não há dúvidas de que precisa-se ajustar a situação previdenciária no país, mas não quer dizer que devemos aceitar, goela abaixo, a proposta do Governo Temer. Quem perderá, se aprovado nestes termos, é o trabalhador comum.  Ter que contribuir por 49 anos  para ter direito a aposentadoria integral é um dos tantos absurdos.

Alguns advogados previdenciários alegam que não existe rombo da previdência, pois seu custeio não se dá apenas com o pagamento dos contribuintes, mas com impostos criados para este fim. O problema é que os recursos destes tributos acabam ficando em outras áreas e não vão para a Previdência Social.  Esta posição não é consenso, mesmo entre os advogados.

Mas independente das formas de custeio, a Reforma da Previdência precisa ser debatida com profundida e tranquilidade, junto à sociedade. Deve valer para todos, vir acompanhada de outras mudanças que mexam com os privilégios e não apenas para “aliviar” as contas do Governo.

reforma-previdencia

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*