Uma comitiva liderada pela deputada estadual Ana Paula Lima (PT) reuniu-se no começo da tarde desta quarta-feira com o secretário de Segurança do Estado, Cesar Grubba. O objetivo era pedir prioridade na investigação sobre os cartazes racistas que apareceram em uma rua do bairro Ponta Aguda, em Blumenau no começo da semana.
Conversei com um dos integrantes da comitiva, o jornalista Carlos Silva, que foi representando o NEAB, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da FURB. Ele considera o encontro produtivo e disse que o secretário se comprometeu a dar atenção especial a este caso.
É importante uma resposta rápida. Identificar os responsáveis e penalizá-los, para estancar este tipo de atitude. Carlos Silva afirmou a comissão de Igualdade Racial da OAB SC prometeu ficar em cima, para cobrar do secretário os resultados.
Além da deputada, OAB e NEAB, a comitiva tinha representantes do Movimento Consciência Negra de Blumenau – Cisne Negro, do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e da Rede Nacional de Advogados Populares.
O advogado Marco Antônio André, morador do local e para quem, supostamente, os cartazes foram direcionados, fez o boletim de ocorrência nesta quarta-feira pela manhã.
50 chibatadas em praça pública ao autor dessa molecagem!
Detesto essa tal de ana paula lima, mas vou aproveitar o ensejo para lhe implorar que peça também ao secretário que investigue tudo o que o sapo barbudo fez, porque quero soltar uma dúzia de rojões quando prenderem o molusco.
Fora pt!
Alcino Carrancho
(O Anti-ptelho)