Logo que foi divulgada a lista do ministro do STF, Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, as primeiras reações do prefeito Napoleão Bernardes foram de perplexidade e surpresa, além da busca por mais informações. Isso no final da tarde de terça-feira, 11.
Agora, com o detalhamento das denúncias que envolvem seu nome, ele e sua equipe mais próxima estão com “sangue nos olhos”, como me disse um tucano de linha de frente da administração. “Queremos restabelecer a verdade, não temos relação alguma com pessoas da empreiteira”, me falou.
Conversei com quatro pessoas próximas a Napoleão e todas convergiram para a mesma estratégia.
Estão levantando os dados e apresentarão uma cronologia sobre a vinda da Foz do Brasil/Odebrecht Ambiental à Blumenau. Tentarão demonstrar que a renegociação feita pelo tucano, logo no começo de mandato, foi a melhor alternativa. Criticam veladamente o contrato que teria sido assinado por João Paulo Kleinübing (PSD) em dezembro de 2012, dias antes de encerrar o mandato. “Coube a nós, legalmente, buscar a melhor alternativa”, afirmou outra fonte.
Sobre os R$ 500 mil para a campanha de 2012, um dos meus interlocutores disse ter buscado saber com uma pessoa ligada as finanças da candidatura. Essa pessoa teria dito que esse dinheiro não entrou. Mas essa minha outra fonte, tucana convicta, não estava totalmente seguro disso.
Tentei conversar com Napoleão, mas ele preferiu organizar essas informações primeiro. Está certo. A pressa em se manifestar quando seu nome veio a público acabou sendo uma pegadinha, visto que as informações da delação que vieram depois acabaram o deixando em posição desconfortável.
Depois do feriadão deve-se pronunciar novamente.
Somos todos uns idiotas, não é, Napoleão Bernardes?
O penígero prefeito Napoleão acertou com a Odebrecht a ampliação do tempo de concessão de 25 para 35 anos e ganhou somente 500 mil?
Se foi isto, cabe reclamar quando dizem que português é burro, gente!
Se foi isto, o teu negociador é muito arigó, meu!
Se foi isto, foi o Dalírio Beber?
Calma! Perguntar não ofende…
Quanto não faturará a mais a Odebrecht com os 10 anos a mais no contrato?
Quanto?
Se eu fosse corrupto teria pedido umas 20 vezes mais, pois acho que os caras pagariam e ainda sairiam rindo.
Coitados!
Incompetentes!
Burrinhos!
Alcino Carrancho
(O sábio)
Dá um sorriso Sr. Prefeito…talvez resolva…….
Ainda esperem a gravação no escritório de São Paulo do grupo comporte quando da ida da piracicabana para Blumenau ! Dai a casa cai para Napoleão
Se o prefeito tem tanta certeza da sua inocência, porque não cancela o contrato com o Odebrecht ???
Antes de criticar a administração anterior de trazer a Odebrecht, é bom lembrar que como vereador a época ele aprovou.