Com o fim da 39ª Oktoberfest Blumenau, é hora de contabilizar os resultados que a festa trouxe para a economia da cidade e da região. De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a rede hoteleira teve ocupação de 80,73% durante o período do evento, que foi realizado de 9 a 27 de outubro. Cidades como Indaial, Pomerode, Timbó e Gaspar também tiveram o movimento ampliado com a festa mais alemã das Américas. O levantamento do Sihorbs apontou que a ocupação na rede hoteleira sentiu o reflexo da alta temporada, contabilizando nos fins de semana uma ocupação de 78%.
Para Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs, o hoteleiro tem se adaptado às novas realidades e se antecipado com ações para atrair mais hóspedes e manter os antigos. “Mesmo com as recentes mudanças no cenário da hospedagem, em que cada vez mais é comum a utilização de aplicativos de hospedagem privada pelos hóspedes, a rede hoteleira da nossa região tem demonstrado fortalecimento. Prova disso é manter a taxa de 80% de ocupação no período das festas de outubro, exatamente como era a nossa expectativa”, avalia.
No setor da gastronomia, os resultados dependem de outros fatores, segundo o levantamento do sindicato. “Os restaurantes e bares do entorno do Parque Vila Germânica tiveram movimento de até 300% a mais do que em outras épocas do ano. Já os da região central e outras partes da cidade, não tiveram diferença considerável, exceto restaurantes temáticos, como o Norden Blumenau, que investiu na decoração e ações físicas e digitais para atrair o oktoberfesteiro, e registrou 120% a mais na movimentação em relação a outros períodos do ano”, explica Tatiana.
Seja o primeiro a comentar