Segunda-feira, 29 de agosto. Nesta data, a partir das 8 horas, será conhecido o teor do parecer do relator da CPI que investiga supostos crimes cometidos pelo vice-prefeito Jovino Cardoso Neto (PSD). Jefferson Forest (PT) redigiu um documento de cerca de 80 páginas, onde aponta algo em torno de 27 ilegalidades ou irregularidades que teriam sido cometidas por Jovino no exercício do cargo.
Boa parte dos apontamentos não diz respeito ao objeto da investigação, que é o suposto uso de funcionário público em benefício privado. Mas revelariam questões de mau uso da estrutura pública, desde a prática de nepotismo até a falta de registro ponto de servidor.
Não li o documento, mas já tomei conhecimento de que não haverá pedido de cassação de mandato, o que deveria passar pela criação de uma comissão processante, que deveria ser aprovada antes pelo plenário da Câmara Municipal. Os apontamentos serão encaminhados para o Ministério Público, com todos os documentos da investigação e caberá ao promotor apresentar ou não as denúncias contra Jovino Cardoso Neto.
O relatório precisa ser aprovado pelos membros da comissão parlamentar de inquérito para ser encaminhado ao MP. São eles: Oldemar Becker (DEM), Jens Mantau (PSDB) e Robinho (PR). Tem ainda o relator Jefferson Forest e o presidente Fábio Fiedler (PSD).
A CPI realizou sua primeira reunião no dia 18 de maio.
Só uma pergunta : Porque os vereadores da base aliada que fazem parte da comissão não votaram a favor da CPI do transporte público, já que prezam tanto pela ética na política . Teve um que assinou, mas depois pediu para retirar o nome e ainda faz parte desta comissão como um abajur .