Já está com o secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o formulário de informação de desastre (FID), com o relatório dos estragos da chuva da última semana em Blumenau e o valor estimado, cerca de R$ 1o milhões. Faz parte do decreto de emergência localizado, asssinado pelo ainda prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), antes de entrar em férias.
O documento foi entregue pelo secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe, que em tese começava as férias nesta segunda-feira. Estava acompanhado pelo agora deputado federal, João Paulo Kleinübing (PSD).
O Estado precisa reconhecer a urgência desta liberação e depois a União confirmar. O decreto de emergência facilita a tramitação burocrática, mas é preciso articulação política para a liberação dos recursos, caso aprovado.
Tanto que o release da Prefeitura, além de destacar Kleinübing, cita o senador Dalirio Beber(PSDB) e o deputado federal Décio Lima (PT).
“Acreditamos que tivemos um grande avanço e temos o apoio de parlamentares da região em busca dos recursos”, contou Schrubbe. O senador Dalirio Beber e o deputado federal Décio Lima também se colocaram à disposição para ajudar o município.
Antes de encerrar, preciso fazer uma referência ao Schrubbe. Conheci ele por conta da política, onde ele articula-se muito bem, próximo a Kleinübing, mas fiel a Napoleão Bernardes (PSDB), em especial durante o processo eleitoral.
Mas não é isso que destaca o ex-vereador. É o seu trabalho. A postura dele frente a secretaria que cuida da Defesa Civil é digna de reconhecimento. Deve ficar no segundo mandato de Napoleão, assim espera-se.
Independente da cota política.
Bruno Cunha é o o vereador eleito?