A aprovação pela Assembleia Legislativa do projeto de lei que equipara os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência, beneficiando pelo menos cinco mil pacientes em todo o Estado, foi comemorada pela Renal Vida de Blumenau. Com essa aprovação os doentes renais passam a ter acesso a mesma cota de 20% em concursos públicos no Estado, bem como a programas sociais, entre outros benefícios.
Diretor de executivo da entidade, Tarcísio Steffen visitou, essa semana, a Assembleia Legislativa e agradeceu o deputado Coronel Mocellin (PSL) pela defesa do doente renal. “Esse projeto, que agora irá virar lei, é um anseio antigo dos doentes renais, que enfrentam muita dificuldade na hora de encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Afinal, são muitas sessões de hemodiálise, cada uma com quatro horas. E o doente sai esgotado dessas sessões”, relata ele, que entregou ao deputado um certificado reconhecendo o empenho do parlamentar.
O deputado agradeceu o gesto da Renal Vida e ressaltou que essa é uma vitória da sociedade. “Foi um projeto que chegou até mim por meio das entidades, que diariamente lutam pela qualidade de vida deste grupo. Então fico muito feliz em ter servido como instrumento para melhorar a vida de quem tanto sofre no dia a dia”, frisou Coronel Mocellin.
Seja o primeiro a comentar