Renan Calheiros é afastado da presidência do Senado

Foto: agência BR

Efeito dominó.

Primeiro a presidente da República foi afastada, em seguida o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB),  e agora o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), também tem que deixar o cargo, por uma medida liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, atendendo uma ação do partido Rede Sustentabilidade.

Renan não sai por conta da Lava Jato. Ele foi enquadrado como réu pelo STF na semana passada em uma denúncia mais antiga, que uma empreiteira pagava a pensão de um filho seu com uma jornalista.

Foto: agência BR
Foto: agência BR

O entendimento do ministro Maro Aurélio para o afastamento é de que não pode alguém na linha sucessória da Presidência da República ser réu em processo judicial.  A decisão cabe recurso e não atinge o mandato de senador de Renan Calheiros.

Resumindo, os presidentes das três principais instituições políticas nacionais são afastados do cargo por conta de denúncias de corrupção.

Realmente vivemos outros tempos, que apesar de difíceis, precisam ser superados.

Com o afastamento cria-se uma situação sui generis, afinal o primeiro vice-presidente do Senado é Jorge Viana, do PT, que deve assumir. Se nada mudar, ele estará a frente da casa neste momento de tantas discussões importantes e algumas prioridades do Governo Temer.

 

4 Comentário

  1. Esta faltando o principal, ou seja vamos começar de cima para baixo de novo, pelo presidente da republica, sr; temer, teimosinho, que também tem grandes culpas no cartório, fica aqui uma pergunta, para onde esta sendo depositado os milhões já sequestrado pelo juiz Sérgio moro.?

  2. Presidente do país afastada , presidente da Câmara de deputados afastado, presidente do senado afastado ……todos por corrupção . E o povo , quando tem a chance , não se afasta desta corja ….votam nos mesmos.

  3. primeiro entendo, assim como diversos juristas, que se trata de uma interferência indevida do judiciário no legislativo. quem deve afastar ou não o presidente da casa são os próprios pares. Meia dúzia de gatos pingados coxinhas tem poder para derrubar um presidente do senado? é preocupante. Não tenho nada a favor do tal presidente do senado que foi cúmplice do golpe. Quanto ao senador Jorge Viana é uma excelente pessoa, culto, conhecedor e de boa praça.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*