São sete dias até a votação deste domingo. Você já definiu seu candidato a prefeito?
Os últimos programas eleitorais, de sexta-feira e sábado, trouxeram poucas novidades. Os temas saúde e obras predominaram, cada campanha mostrando seu ponto de vista.
No primeiro turno tive acesso a pelo menos quatro levantamentos eleitorais (uma de cada campanha, a famosa da RIC e outra feita informalmente por pessoas que não tinham relação com as duas principais candidaturas), quando foi possível ter clareza da polarização entre Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD) e a iminência de segundo turno.
Nesta fase final de campanha, não recebi informação alguma sobre números eleitorais. Mas há um sentimento geral de que a candidatura tucana está em vantagem. Ou mais vantagem ainda, visto que virou a primeira fase com mais de 18 mil votos na frente.
É natural. Não houve fato que reverta a vantagem do primeiro turno, pelo menos até agora. Os cerca de 36 mil votos dados a Ivan Naatz (PDT), Arnaldo Zimmermann (PCdoB) e Valmor Schiochet (PT) não migram automaticamente para Kuhlmann. Serão divididos entre ele e Napoleão.
Muitos irão engordar a estatística de nulos, brancos e abstenções. Foram quase cinquenta mil pessoas no primeiro turno e este número deve aumentar.
Os tucanos com quem converso admitem a vantagem, mas não querem gerar clima de otimismo exagerado. O pessoal da campanha de Jean Kuhlmann não nega estar atrás, mas manifestam ser possível reverter.
Sem pesquisa eleitoral e sem andar pelos bairros, me resta conversar com as pessoas para ter algum termômetro. Também é possível medir alguma temperatura a partir das estratégias usadas nos programas e inserções na TV e Rádio.
E todas me geram o sentimento que Napoleão Bernardes será reeleito.
Antes que me atirem pedras, insisto que não há juízo de valor neste texto. Apenas externo esta posição a partir das informações que busco e das percepções das estratégias das duas candidaturas.
Napoleão usa da verdade sem manchas em seu nome vou de 45!
!
Reeleição para 2 anos. ..será que é isto que o eleitor quer?
Eleger um deputado que não fez nada de significativo pela cidade…será isto que o eleitor quer?
Sobrou os piores….só nos resta aumentar o percentual de nulos. ..não dou procuração para este tipo de gente.
Há uma regra baseada em pesquisas científicas e estatísticas da mais alta credibilidade – não é divulgada por motivos mais do que óbvios – que atesta o seguinte:
Todo o eleito dá o sangue no primeiro mandato e diminui o número de comissionados;
Todo o eleito relaxa no segundo mandato e aumenta o número de comissionados.
Talvez uma terceira verdade por minha conta: quase todo o reeleito nos abandona no meio do mandato.
O meu e-mail está à disposição de quem quiser comentar: [email protected]
Abraço todos.
Alcino Carrancho
Será que dia 31/11 segunda feira depois da votação os radares moveis (secador de cabelo) vão voltar para ruas e arrecadar $$$$, durante a campanha sumiram. e depois alegam que é educativo, segurança bla bla bla..
Ele ajudou os trabalhadores, com ônibus, mesmo sendo uma carroça eu consigo ir e voltar, sem me preocupar com paralização. É 45
Eu sou 45 faz uma campanha limpa sem criticar ou falar mal de ninguém