Uma reunião com lideranças regionais no auditório da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), coordenada pelo deputado estadual Ivan Nataz (PL), na noite desta quinta-feira última, 17, significou mais um passo para a efetiva implantação da Região Metropolitana de Blumenau, integrada ainda pelos municípios de Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. Em Santa Catarina, 11 regiões metropolitanas já foram criadas por lei estadual mas só a da Grande Florianópolis teve instalação efetiva até agora.
Poucos prefeitos participaram. Estava lá Mário Hildebrandt (Podemos) e vereadores de Blumenau. O tema, apesar de importante, não mobiliza as lideranças políticas do Vale Europeu.
Naatz admite as resistências, que atribui a questões político-administrativas regionais, mas também muito em razão da falta de maiores informações sobre como funciona efetivamente uma região metropolitana. Neste sentido, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos) sugeriu e foi aceita pelo grupo, a proposta de realização de um seminário dirigido aos demais prefeitos, vereadores e lideranças regionais, ministrado por técnicos e autoridades públicas que já participaram da implantação de outras regiões metropolitanas pelo país. O seminário já ficou pré-agendado para a segunda quinzena de fevereiro de 2023.
Em todo o país, as Regiões Metropolitanas se caracterizam pelas áreas urbanas de diferentes cidades interligadas entre si física, política , cultural e economicamente, exercendo uma mútua relação estrutural e de interação nestes setores. Para o deputado Ivan Naatz, essa situação de interdependência e de cooperação entre os municípios conurbados já é uma realidade consolidada entre Blumenau e região do Vale e é preciso evoluir no sentido de tratar de forma conjunta e com menor custo os desafios comuns como mobilidade urbana, segurança pública, ampliação do saneamento básico, e melhoria do transporte público e da infraestrutura geral.
Se efetivamente implantada, a Região Metropolitana de Blumenau terá uma população total estimada de 590 mil habitantes e economicamente com um Produto Interno Bruto (PIB) concentrado ao redor de R$ 23 bilhões.
Com a definição da Região Metropolitana de Blumenau é preciso que a imprensa ajude a consolidar. Se após a oficialização da região metropolitana a imprensa continuar a chamar nossa região por nomes indefinidos como Vale, Vale do Itajai, Médio Vale, Vale Europeu ou qualquer coisa que o “Vale”. A ideia de considerar uma região metropolitana não vai pegar e não vai valer. E um aspecto que precisa ser chamado a atenção é que numa prova de geografia do Enem, Vestibular ou concurso público perguntar qual é a região de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode e tiver 04 opções de respostas o que vai valer? Médio Vale, Vale Europeu, Vale do Itajaí ou Vale? E ai? Como fica?