A Secretaria Estadual de Saúde do RJ confirmou, na manhã deste sábado, 21, o terceiro óbito por coronavírus no estado. No Brasil, já são 12 mortos por complicações da Covid-19.
Morador de Petrópolis, na Região Serrana, o idoso fazia parte do grupo de risco para a Covid-19. Segundo a prefeitura, o paciente estava internado após ter retornado, no dia 6 de março, de uma viagem ao Egito com escala nos Estados Unidos.
Os dois primeiros óbitos no estado foram registrados esta semana em Miguel Pereira e Niterói.
Transmissão comunitária
O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira (20).
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado na tarde desta sexta-feira, 20, que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.
A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
Fonte: G1
Seja o primeiro a comentar