Na recente entrevista coletiva realizada em Blumenau, o governador Raimundo Colombo foi questionado pelo Jefferson dos Santos, do Portal Notícias do Vale, sobre a situação na nova penitenciária e a dificuldade em obter informações junto ao DEAP, reclamação de boa parte da imprensa local.
De pronto Colombo garantiu que alguém viria falar sobre, fato que aconteceu nesta quarta-feira, 14, praticamente uma semana depois. O Secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, esteve na unidade recém inaugurada e conversou com os jornalistas.
Leandro foi questionado sobre a entrada de aparelhos celulares e assumiu as dificuldades, sinalizando que está sendo comprado dois scanners corporais e bloqueadores de celulares, com a promessa de instalar já no começo de 2017.
O secretário adjunto negou que houvesse maus tratos contra presos na penitenciária e descartou a possibilidade de vidros e madeiras estarem sendo colocados nos pratos de comida, fato também relatado pelo Jefferson dos Santos. Admitiu que no começo da operação na unidade houve problema, pois a empresa fornecendora da alimentação não estava adequada para o serviço.
Leandro disse que os presos recebem quatro alimentações por dia, com acompanhamento de uma nutricionista para a indicação dos ingredientes adequados.
Destacando os pontos positivos, disse que 149 detentos estavam estudando e que 60% dos 593 que estão ali trabalham. “Mas o nosso objetivo é 80%”, frisou Leandro Lima.
Sobre a construção das duas estruturas que faltam para o espaço virar realmente um complexo penitenciário, cuja a entrega está prometida para 2018, sinalizou que em 2017 pode ser anunciada a obra, compromisso do governador Colombo com Blumenau.
Seja o primeiro a comentar