Sábado de conscientização contra o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya

Foto: divulgação Secom PMB

Aquele mosquitinho, antes era responsável pela Dengue, que agora foi descoberto como responsável por outras graves doenças até então desconhecidas,  será combatido por uma força-tarefa neste sábado em Blumenau.  Várias ações de conscientização estão previstas pela Prefeitura, com o apoio de várias entidades.

Confira como será  a mobilização e os dados da ação do Aedes Aegypt na cidade, no release enviado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura:

Foto: divulgação Secom PMB
Foto: divulgação Secom PMB

Sábado é dia de combate ao mosquito Aedes aegypti em Blumenau

Blumenau está engajada para o Dia D de mobilização para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, previsto para acontecer no próximo sábado, dia 13. Ações educativas e de vistoria estão previstas para acontecer nessa data, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de outros órgãos da Prefeitura, e de entidades como Corpo de Bombeiros de Blumenau, a equipe do 23º BI e do Jeep Club da cidade.

A finalidade do Dia D é aprofundar o nível de conscientização da população quanto à gravidade das doenças e à responsabilidade da população no combate ao mosquito. A previsão é de que seja distribuído material informativo em locais de comércio e grande circulação de pessoas na cidade, com esclarecimentos sobre os procedimentos a serem tomados para evitar manter em casa possíveis criadouros para a fêmea Aedes depositar seus ovos. Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria da saúde, 3381-7770.

Situação em Blumenau

Blumenau tem hoje 10 focos onde foi identificada a larva do mosquito e que são monitorados semanalmente pelos agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde. Em relação aos casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes, Blumenau tem hoje seis casos de dengue e um de chikungunya, todos importados, ou seja, as pessoas viajaram para outros estados e foram infectados nesses locais e não aqui na cidade. Não há em Blumenau nenhum caso confirmado de zika, mas uma gestante ainda aguarda o resultado do exame. Das 41 notificações de dengue, 26 amostras já retornaram do laboratório estadual com resultado negativo e nove ainda aguardam análise. Três suspeitas de chikungunya também estão esperando o resultado.

O Dia D

Atendendo a convocação do Governo Federal, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina solicitou que todos os municípios do Estado realizem, principalmente neste dia 13, sábado, ações conjuntas e coordenadas para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, a fim de reduzir o risco de uma epidemia.

Fonte: Marília Prado – Secom PMB

1 Comentário

  1. O dia “D” contra o mosquito é todo dia. Não adianta a Prefeitura fazer propaganda sobre o assunto e ser condizente com o que acontece em muitas ruas da cidade . Na Rua Dona Infância , no Garcia, temos veículos apreendidos pelas policias civil e militar em estado deplorável, sem os vidros e com isto sendo o criador perfeito para os mosquitos. Seterb foi avisado , nada fez , vigilância sanitaria avisada, nada fez ,Prefeitura avisada , nada fez .. O poder publico de Blumenau sabe falar muito bem , mas só falam…..

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*