SC já tem cinco casos confirmados de Coronavírus

Foto: Clovis Perozin / SDE

O Governo do Estado confirmou na manhã deste sábado, 14, mais dois casos de coronavírus em Santa Catarina, ambos pacientes estiveram no exterior e contraíram o vírus fora. O estado segue em situação de perigo iminente, nível 2 em ranqueamento do Ministério da Saúde. O governador Carlos Moisés lançou um plano de ações para conter o avanço do COVID-19 no Estado.

O governo também colocou em prática o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, com a convocação do Grupo Estadual de Ações Coordenadas (GRAC). Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis. O objetivo é integrar todas as forças e serviços do Estado para atuação no monitoramento e prevenção ao COVID-19.

Além disso, desde o dia 9 de março o Estado instituiu um Comitê de Operações em Emergência de Saúde (Coes) para monitoramento da situação. O núcleo elaborou documentos com diretrizes que serão repassadas aos municípios e cidadãos catarinenses, além daqueles que passam pelo Estado.

“O Estado tem um plano de contingência para todas as situações, temos inclusive condições de fechar todos os acessos ao Estado em poucas horas se for preciso. O importante agora é não entrar em pânico e que as pessoas, ao apresentarem os sintomas, busquem as unidades básicas de saúde que farão o devido direcionamento. Os hospitais e UPAs serão utilizados para casos emergenciais”, destacou o governador Carlos Moisés.

Os dois novos casos são de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, um homem e uma mulher estiveram no exterior e no retorno manifestaram os sintomas. De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde neste sábado, Santa Catarina agora tem 85 casos suspeitos, 5 confirmados e 39 descartados. A atualização está disponível no site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*