O Distrito de Vila Itoupava, reconhecido por ser a região mais alemã de Blumenau, vai ganhar uma nova atração em 2023: é o circuito de cicloturismo, que vem sendo desenvolvido em mais uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau e o Sebrae/SC. A iniciativa visa valorizar a região como um destino turístico que oferece experiências ligadas à natureza e à vida saudável, explorando o patrimônio histórico e cultural da localidade.
Para o desenvolvimento e estruturação do circuito, a Prefeitura e o Sebrae/SC contam com o apoio da Seledon Cicloturismo, empresa especializada no segmento e com forte know-how no cicloturismo do Vale Europeu. O mapeamento técnico da região já foi realizado e a partir de agora começam os planejamentos para execução das rotas. “Realizamos a etapa de avaliação, que consiste nos levantamentos virtuais, técnico-presencial e análise de potencial para implantação do projeto na Vila Itoupava. Agora nossa equipe, juntamente com o Sebrae e a Intendência da Vila Itoupava, vai discutir detalhes do planejamento das ações e dar prosseguimentos nas etapas de execução técnica, adequando as necessidades de mercado e do público”, explica Maicon Mohr, responsável pela Seledon.
O projeto prevê a criação da identidade visual do circuito alinhada com o branding da Vila Itoupava, que vem sendo desenvolvido para fortalecer a marca da região como um lugar de vivências culturais e naturais. “O projeto de cicloturismo da Vila Itoupava é também uma forma de promover o desenvolvimento do empreendedorismo na região, oferecendo suporte aos negócios locais que podem se valer de mais essa atração para escalar melhores posicionamentos no mercado, com excelência de atendimento ou serviços prestados”, comenta Aloísio Salomon, especialista do Sebrae/SC.
Para o prefeito Mário Hildebrandt, o projeto deve agregar valor à região, atraindo ainda mais o público que busca a prática esportiva e oferecendo a ele uma estrutura turística completa. “A Vila Itoupava já é reconhecida por seus atrativos e organizar isso em uma rota estruturada aos ciclistas é, sem dúvida, um diferencial para ampliar as experiências de nossos visitantes. Além de ofertar o contato direto com a natureza, a Vila mais alemã do Brasil também conta com inúmeros atrativos turísticos, especialmente ligados à cultura, tradição e, claro, à gastronomia”, afirma.
Projeto está alinhado com o PDTIS Vila Itoupava
A estruturação de rota de cicloturismo na região está alicerçada também no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – Vila Itoupava, entregue à comunidade em 2021. “Este estudo, construído de forma colaborativa com a comunidade e em parceria com o Sebrae/SC, é resultado de visitas a atrativos, meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentos e bebidas, com a intenção de caracterizar e mapear, de forma georreferenciada, a oferta turística da localidade. A Vila Itoupava pode crescer muito ainda com relação ao Turismo e esse plano tem sido o norteador das políticas públicas estruturantes para nossa comunidade. O PDITS nos dá um norte de para onde devemos seguir e quais ações precisamos tomar para potencializar, ainda mais, o turismo no extremo norte da cidade”, conclui Leandro Índio da Silva, intendente do distrito da Vila Itoupava.
Seja o primeiro a comentar