Na tarde desta quarta-feira, dia 28, o prefeito Mário Hildebrandt e a secretária da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Gisele Chirolli, ambos do Podemos, apresentaram o case de Blumenau com a nova secretaria no evento Summit Cidades 2023. Ocorrido em Florianópolis, entre os dias 26, 27 e 28 de junho, o evento contou com diversas apresentações sobre assuntos relacionados às cidades em Santa Catarina com o objetivo de capacitar os participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios.
A Prefeitura de Blumenau foi destaque por implantar a primeira Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Santa Catarina e por ter a primeira diretoria de Inclusão em uma secretaria municipal de educação no Brasil.
Com o objetivo de servir de inspiração e modelo aos participantes do evento, durante a apresentação foram mostrados a linha de evolução do Paradesporto em Blumenau; o trabalho que a nova secretaria tem feito junto às demais secretarias do município; os repasses para entidades, obras e serviços com acessibilidade; e as demais estruturas de Blumenau, como um todo, voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência.
O prefeito e a secretária esplanaram também sobre outras marcas da cidade, como o fato de 15 das 17 secretarias serem signatárias com o selo da ODS; trabalho que também visa a garantia e o aumento da acessibilidade em todos os setores.
A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) é a responsável por desenvolver projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania para pessoas com deficiência. Além disso, é a responsável por gerenciar as atividades deliberativas do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Entre as competências estão também a articulação dos vários segmentos da comunidade com vistas à observância das normas e princípios previstos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, organização e desenvolvimento de programas paradesportivos de rendimento, lazer, prevenção e combate a doenças, e trabalhos pelas políticas de inclusão do município.
Conta com quase 150 empresas trabalhando em parceria com a cidade de forma intersetorial buscando por políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Tem um dos primeiros centros de referência Paralímpicos do Brasil e o primeiro de Santa Catarina; polos em todas as regiões de Blumenau; 14 modalidades disponíveis; 45 professores e mais de dois mil paratletas atendidos em todas as deficiências, síndromes e transtorno do espectro autista a partir dos seis meses de idade até mais de 60 anos.
Conta com atletas de referência mundial e atua na conscientização e sensibilização da comunidade; mapeamento e diagnóstico dos serviços públicos e privados; empreendedorismo para pessoas com deficiência e inclusão no mercado de trabalho; capacitações dos servidores públicos voltadas aos PCD’s (pessoas com deficiência), entre outras atuações.
Be the first to comment