Cumprindo a determinação legal de prestação de contas quadrimestral da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o secretário da pasta, Marcelo Lanzarin, juntamente com sua equipe, compareceu à Câmara de Vereadores de Blumenau, na manhã desta quinta-feira, 21, para apresentar aos parlamentares o Relatório Quadrimestral de Gestão do ano de 2021 e de janeiro a abril de 2022.
Esta audiência cumpre o disposto no artigo 9º, § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina esta prestação de contas até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro de cada quadrimestre. Por conta da pandemia, as audiências anteriores não haviam sido realizadas, situação regularizada nesta data.
O secretário e sua equipe apresentaram os dados registrados nos períodos, incluindo dados específicos da Covid-19 na cidade, da produção e da questão financeira da pasta. Entre os dados apresentados no relatório estão os serviços e os atendimentos realizados nas diversas esferas, como na Atenção Básica; na Atenção Ambulatorial Especializada, e Urgência e Emergência; na Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar; na Vigilância em Saúde, entre outras. Também alguns indicadores em saúde e as receitas e despesas, conforme documentações disponibilizadas abaixo.
Os dados apresentados mostram o impacto da Covid-19 nos dados demográficos do município, incluindo natalidade e mortalidade. No gráfico que apresentou o número de óbitos por Covid-19 mês a mês, no período analisado, destaca-se a queda acentuada a partir do início da vacinação contra a doença, em abril de 2021. A equipe da Semus ainda ressaltou que no mês de maio de 2022, último mês constante no relatório, foram registrados 5 óbitos por Covid, menor número de todo o período. Ressalte-se ainda a queda de produção nos atendimentos e cirurgias eletivas, que foram suspensos por conta da pandemia, o que aumentou os de tempos de espera para alguns procedimentos.
Já entre as metas da Secretaria, dois terços foram alcançadas, em especial por conta da reorganização das prioridades imposta pela pandemia. A cobertura da Estratégia Saúde da Família alcançou o índice de 100% e a cobertura de saúde bucal está em 58,3%.
Ao final da apresentação, os vereadores presentes fizeram questionamentos, que foram respondidos pelo secretário, e considerações a respeito das atividades da pasta.
Clique abaixo para acessar os relatórios apresentados na audiência pública:
Apresentação Resumo dos Relatórios
Relatório II Quadrimestre 2021
esse levou sorte, entrou praticamente no fim não fez nada e tá levando os louros, enquanto quem realmente fez parte chutaram. Politicagem!