Segue o líder?
Segue se agravando a crise interna que o PSL, partido do presidente Bolsonaro enfrenta. Existe dentro da sigla uma queda de braço pelo controle do fundo partidário. De um lado os bolsonaristas e de outro os bivaristas – defensores do presidente do partido, Luciano Bivar.
O novo capítulo é a disputa pela liderança da Câmara dos Deputados. A ala de parlamentares capitaneada pelo presidente Bolsonaro se mobilizou nesta quarta-feira, 16, para trocar o líder do partido na Casa.
27 dos 53 deputados protocolaram um pedido para destituir o atual líder, Delegado Waldir (PSL-GO), e substituí-lo por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
A movimentação pela derrubada do “bivarista” teve interferência direta de Bolsonaro, segundo informações da Mônica Bergamo, da Folha. A documentação foi entregue pelo líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).
Ao longo do dia de ontem, nos corredores da Câmara, os dois grupos fizeram reuniões constantes para a definição de uma estratégia para ampliar os aliados de cada lado.
Minutos após a lista ser protocolado por Vitor Hugo, aliados de Bivar também foram à Secretaria-Geral protocolar outro documento. Essa segunda com 32 nomes defendendo a permanência de Waldir na liderança da sigla, e não Eduardo.
Com 53 deputados na bancada, há um excesso de seis parlamentares nas listas, ou teve parlamentar “rezando para dois santos” ou assinaturas foram falsificadas.
Acha que acabou? Não!
A deputada do PSL por São Paulo, Bia Kicks, declarou uma terceira lista com 27 nomes pró-Eduardo, que foi encaminhada novamente à Secretaria-Geral.
O áudio
Em um áudio revelado nesta quarta-feira, 16, pela Época e Crusoé, o presidente Bolsonaro fala com um interlocutor sobre a lista de assinaturas para tirar o deputado Waldir do comando do partido na Câmara.
Nesta quinta, 17, Bolsonaro afirmou que não discute “publicamente” a disputa pela liderança. “Converso individualmente. Se alguém grampeou telefone, primeiro é uma desonestidade”, disse Bolsonaro.
Ouça o áudio:
Segue o líder? Qual?
Aguardaremos os próximos capítulos!
Com informações: Época, Crusoé e UOL
Seja o primeiro a comentar