Sem Jorginho Mello, encontro dos governadores do Cosud chega ao fim com pacto pela Segurança Pública

Foto: Eduardo Valente/Secom SC

O governador Jorginho Mello (PL) foi o único ausente entre os governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). A cerimônia de encerramento do 10° Encontro, em Porto Alegre, aconteceu neste sábado, 2, e contou com a leitura da Carta de Porto Alegre, com diretrizes definidas nos três dias do encontro para melhorias em diversas áreas de interesse dos sete estados.

Também foi firmado o Pacto Regional Pela Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado, com sugestões de mudanças sobre o assunto. Os governadores ainda assinaram a criação do estatuto do Cosud.

Durante os três dias do evento, Santa Catarina foi representado por uma comitiva com secretários de Estado, secretários adjuntos, presidentes de autarquias e assessores técnicos que discutiram temas de interesse dos sete estados que compõe o grupo.

O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, representou o governador Jorginho Mello. “A gente teve oportunidade de discutir temas muito importantes para todos os estados e para Santa Catarina especificamente. Os grupos de trabalho trouxeram propostas mais concretas. Então a gente sai daqui mais motivado e animado e a orientação do governador Jorginho Mello, de que os grupos tivessem efetividade, buscassem concretude nas ações, foi efetivada e a gente volta pra Santa Catarina com muito material para trabalhar”, comemorou o secretário.

O Pacto Regional Pela Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado traz quatro tópicos principais: a criação do gabinete integrado de inteligência de segurança pública, ações de capacitação conjuntas e ofertas de vagas existentes, aquisições compartilhadas de equipamentos tecnológicos e alterações legislativas. Este último tópico visa trazer inovações legislativas na temática de enfrentamento qualificado à criminalidade organizada, buscando reduzir a repetição de crimes graves e de natureza violenta.

A Carta de Porto Alegre, desfecho dos dias de debate, trouxe menções ao trabalho em conjunto que vai ser adotado ou aperfeiçoado com relação ao combate à dengue, ajustes no Novo Ensino Médio, o Fundo Mata Atlântica, a sustentabilidade fiscal, a reforma tributária e a segurança pública. A próxima reunião do Cosud está marcada para o período de 8 a 10 de agosto, no estado do Espírito Santo

Estiveram presentes, além do anfitrião Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo),  Cláudio Castro (PL) ,Ratinho Júnior (PSD-PR) e Renato Casagrande (PSB).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*