Um olhar diferenciado para a cidade, gerando pertencimento e inclusão e enfrentando preconceitos – é a proposta do evento ‘Semana da Cidadania: Pertencimento à Cidade Cidadã’, realizado amanhã (terça-feira), entre 14h30 e 17h, no canal Youtube do Observatório Social do Brasil – Santa Catarina. Especialistas apresentarão cases bem-sucedidos sobre o programa Lixo Zero, urbanismo, excelência na gestão pública e inclusão da população de rua.
“Nossa expectativa é debater os problemas e encontrar soluções para problemas crônicos da cidade, que representam segregação e distanciamento social, além de problemas ambientais”, explica Daniela Zimmermann Schmidt, coordenadora do Grupo de Trabalho Educação Fiscal e Cidadã do OSB/SC, responsável pelo evento. “Também vamos reforçar a importância do controle pela sociedade dos gastos públicos, em benefício das demandas sociais de maior urgência”, acrescenta.
“Se houvesse maior participação social na gestão pública, certamente teríamos resultados práticos em favor de uma sociedade mais inclusiva”, defende a arquiteta Daniela Pareja, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e professora da Furb (Blumenau). Além dela e do também professor de arquitetura Ricardo Socas Wiese (UFSC), participam Paulo Wilpert, da coordenação do Programa Qualifica – Mandato de Excelência’, Marcel Paulino, gestor ambiental e presidente da Coopervart Coleta Seletiva, e Daniel Paz dos Santos, coordenador nacional da População em Situação de Rua de Santa Catarina.
Evento
Semana da cidadania: pertencimento à cidade cidadã
Data: 11 de maio, terça-feira
Horário: 14h30 – 17h
Participantes
Daniela Pareja: Arquiteta, professora de Arquitetura/Furb, mestre em Desenvolvimento Regional.
Ricardo Socas Wiese: Arquiteto, professor de Arquitetura/UFSC.
Paulo Wilpert: Coordenação do Programa Qualifica – Mandato de Excelência.
Daniel Paz dos Santos: Coordenador Nacional da População de Situação de Rua em SC.
Marcel Paulino: Gestor Ambiental, presidente da Coopervat Coleta Seletiva
Acesso livre pelo link
Seja o primeiro a comentar